top of page

É possível aproveitar o isolamento para a evolução pessoal?


Manter o isolamento social vem trazendo uma série de questionamentos. Ainda que a gente deseje sair na rua, encontrar os amigos e a família, esse é um momento chave para olhar nossos estigmas e preconceitos de perto, investir no autocuidado e conhecimento, acolher o próprio corpo e dar espaço para a mente.

Se estamos mais sensíveis do que nunca, essa é a hora de fazermos uma faxina emocional e, sem estigmas, fazer novos planos. O que você pensa sobre produtividade? Como está sua alimentação e a saúde do seu corpo? Como cuidar da mente e entender momentos mais emotivos ou ansiosos? Sendo bem sincera, cada uma tem um jeito de “sobreviver” a esse isolamento, eu por exemplo me irrito só de olhar as blogueiras tentando enfiar exercício guela a baixo para a gente fazer! Não estou afim, não quero, e tá tudo bem! Mas tem gente que está amando se exercitar, amando uma rotina regradinha e tá tudo lindo também! O que importa é você está bem consigo mesma!

Ficar em casa faz com que a gente fique mais propensa ao sedentarismo já que os espaços pequenos muitas vezes não estimulam a prática de exercícios. A partir daí uns quilinhos a mais podem surgir ou a perda de massa magra e músculos podem gerar perda de peso. É um bom momento para deixar de lado padrões de beleza e tratar o corpo com carinho. Numa crise de saúde, o importante é estar saudável. Olhe para si e se dê o amor que você merece, afinal, autocuidado é melhor que qualquer padrão de beleza.

Alguns canais e aplicativos legais podem ajudar a manter o corpo alongado e ativo. O “Exercícios em Casa”, no YouTube, tem programas exercícios para esticar o corpo em diversos programas, com tempos e dificuldades diferentes – incluindo até exercícios para fazer junto com filhos pequenos. Já o Calm traz exercícios de meditação e histórias para dormir para adultos. Já dá para manter o corpo e a mente em paz.

Uma coisa que pegou para muita gente na quarentena é a cobrança (ou autocobrança) pela produtividade. Essa necessidade de fazer cursos, estudar, trabalhar, ler, aprender, fazer, manter a casa brilhando, ou seja, dar conta de tudo e mais um pouco. Mas é muito importante acolher o cansaço, ouvir o corpo. Não dá para abraçar o mundo, e não precisamos ser violentos com nossa mente e corpo. Vale reconhecer as próprias limitações e dificuldades, além do cansaço que é supernatural.

Para se organizar melhor, alguns aplicativos ou truques simples podem ajudar na gestão da vida pessoal e profissional. Post-its coloridos colados num calendário de parede ou geladeira podem ajudar quem gosta de um método offline. Já os aplicativos estão cada vez mais práticos e intuitivos. Um exemplo é o Trello, que divide tarefas pessoais, profissionais e o que mais precisar em diferentes quadros. O próprio calendário do Google é uma ferramenta interessante, com lembretes sonoros ou via email, além de opções de diferentes cores e categorias.

A gente está em casa, nosso cantinho de acolhimento, nosso templo. Mas esquecemos que nosso corpo também é nossa morada especial! Cuidar dele independe de local, ano, dia, situação!

Bora se amar gurias!?


Por Gabi Oliveira

Comentários


bottom of page