top of page

À espera da vacina para a maioria da população



Por ser profissional da área da saúde, tive o privilégio de ser vacinada antes. Tomei apenas a primeira dose, já com data agendada para a segunda. Considero uma divisão clara dos que estão teoricamente protegidos dos que ainda estão distantes de serem vacinados. São dois grandes grupos, separados apenas pelo tempo de espera de chegar sua vez.


Não é nada confortável você estar do lado dos contemplados enquanto milhares agonizam em vilas à espera de um leito de UTI, de um respirador, de uma notícia que lhe dê esperança de sair dessa. No entanto, me sinto protegida, mesmo sabendo que ainda posso ser invadida por esse vírus minúsculo que modificou a vida do mundo!


Muitos relatos emocionados dos que estão sendo intubados, com receio de não retornarem mais, comovem quem tem a sensibilidade de se colocar no lugar do outro. Nossos dias foram transformados na espera, no aprendizado de ter paciência e crer que tudo vai passar. Talvez tenhamos que conviver muito tempo com essa incerteza, apenas navegando no dia a dia, nos lançando diariamente à sorte do destino, na roleta russa a qual estamos inseridos.


Dessa forma, é preciso manter o pensamento positivo, que nos auxilia a desenvolver autocontrole quando a angústia quer assumir o comando. Imediatamente, assumimos uma postura de resgate, de não deixar que nada tome uma proporção que nos desestabilize. Em tempos difíceis, a paz interior é fundamental!


Rosane Machado Mestranda em Estudo sobre as mulheres, Gênero e Cidadania pela UAB de Lisboa



Comments


bottom of page