top of page

Você é sua melhor amiga?

Costumo perguntar às pessoas: “Você é sua melhor amiga?” Logo surge uma fisionomia de surpresa seguida de um “Como assim?” Tento explicar que o objetivo da pergunta é verificar se você é uma boa companhia para si mesma, então escuto: “Nunca pensei nisso”.

Pois é, acredito que a ideia de termos alguém ao nosso lado para nos proteger dos males da existência ou dos perigos foi tão difundida por épocas que ainda persiste no dia a dia das pessoas. A correria, aliada à angústia da solidão, leva as pessoas a não pensarem em si como melhor companhia. Assim, sugiro um exercício: procure viajar sozinha num final de semana. “Mas como assim?” As pessoas não estão acostumadas consigo, ou talvez não tiveram o tempo necessário para se conhecerem, por viverem escondidas atrás de alguém, como se fosse seu escudo protetor.

Talvez você se surpreenda ao perceber que não tem iniciativa e vai ficar um tempo parada na frente da TV olhando tudo a sua volta sem saber o que fazer. Quem sabe tenha vontade de sair correndo e ir para casa e ficar com seus familiares. Resista, pense que essa é uma oportunidade única, um encontro com si mesma que há muito tem sido adiado. Imagina, você conseguiu deixar tudo organizado, o marido e os filhos irão ficar bem. Não invente de sentir remorso, achando que o pequeno iria adorar o verde do hotel, os brinquedos, o cantinho só para criança etc.

Você já parou para pensar o que lhe dá prazer? Te peguei mais uma vez! Com certeza, há um bom tempo a vida consome toda sua energia, deixando para trás tudo aquilo que sempre amou. Procure te escutar, decifre seus sonhos, talvez você tenha algum, pois eles nos embalam e prometem viver momentos gratificantes. No seu retorno, prometa nunca mais ficar tanto tempo afastada de si mesma. Diariamente, reserve um tempo só para você. Mesmo num turbilhão de atividades, sempre sobra um espaço quando nos colocamos prioridade. Depois, divida com a gente sua experiência. As pessoas irão amar sua iniciativa. Nos envie um e-mail contando os fatos.

Ótima semana

Por Rosane Machado

Mestranda em Estudo Sobre as Mulheres, Gênero, Cidadania e Desenvolvimento pela UAB de Portugal.

Comments


bottom of page