top of page

Violência psicológica


A violência psicológica tem difícil diagnóstico e causa danos graves. Ela é tão sutil, que dificulta sua correta identificação. Não deixa marcas visíveis, como a violência física. Envolve rejeição, desrespeito, depreciação, discriminação, humilhação, punições ou castigos exagerados, isolamento relacional, intimidação, domínio econômico, agressão verbal, subjugação (contenção, proibições, imposições, punições restritivas) e ameaças. A violência psicológica é entendida como qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação (Lei 11.340/06 – Lei Maria da Penha).


Quem sofre esse tipo de agressão, desenvolve quadros como a depressão e ansiedade, podem evoluir para doenças físicas e psicossomáticas. Como defesa, a vítima tenta a autoagressão, como o suicídio.


São diversas as formas de ajudar as vítimas. Conversar e sugerir a procura de profissionais (médicos, psicólogos, advogados) é uma saída. A classe médica tem um papel preponderante nesse diagnóstico, e precisa investigar a história dessas mulheres, não apenas a queixa que as trouxe ao consultório.


É uma investigação cuidadosa. Os médicos precisam sair da sintomatologia exclusivamente física e olhar um pouco para o substrato psicológico que vem junto com a doença. Quando isso acontecer, as vítimas de violência psicológica estarão mais cuidadas, mais acolhidas. A violência funciona como um verdadeiro choque negativo para as vítimas, seus familiares, e seus empregadores, na medida em que diminui o empoderamento feminino e baixa a produtividade. É de extrema importância fazer a denúncia. É impossível corrigir abusos ao menos que saibamos o que está acontecendo.

🦋

@autorasusetepasa


Kommentare


bottom of page