top of page

Vida após a pandemia


Finalmente, surge a esperança de em breve termos uma vacina para combater o coronavírus. Estamos todos na expectativa de poder retomar nossas vidas, que até o momento está paralisada. Poderemos perambular por avenidas sem o receio de esbarrar em alguém e ser contaminado, iremos retomar nossa liberdade de ir e vir sem precisar usar máscara, respeitar distância, evitar abraços.

Já comecei a fazer planos, de voltar a viajar, pegar o carro e passear sem rumo, aqui por perto, subir a serra, retomar os velhos tempos. Mas também de fazer uma viagem mais longa, conhecer lugares novos, pessoas e culturas diferentes, falar, se comunicar sem receio. Apreciar cada novo conhecimento, valorizar cada espaço e local percorrido. Observar atentamente a natureza, a beleza de uma flor, de uma árvore que nos dá sombra e embeleza o ambiente.

Nunca como antes se valorizou tanto o simples ato de poder respirar, sentir o ar penetrar nos pulmões, com vigor e uma força alentadora. Voltaremos a falar de vida, poderemos voltar a sonhar, fantasiar, deixar nossa imaginação nos conduzir à magia de viver. Estaremos mais do que nunca valorizando cada gesto, ato, atitude. Apenas retomaremos nossas vidas, agora fortalecidos pelo medo, pelas incertezas, e com certeza seremos todos diferentes. Podem acreditar.


Rosane Machado Mestranda em Estudo sobre as Mulheres, Gênero e Cidadania pela UAB de Lisboa

Comments


bottom of page