top of page

Um quarto só seu



Essa semana, durante um bate-papo no nosso canal do YouTube com a professora Ester, conversamos sobre a ideia de cada pessoa ter seu quarto depois de casada. Isso surgiu porque ela confessou que, mesmo casada, cada um tem seu quarto, apenas ficam juntos para namorar, curtir um filme e depois se despedem e vão dormir separados.


Respeitar a individualidade é algo fantástico, pois nem sempre se consegue dormir no horário do(a) parceiro(a), e às vezes existem outros aspectos que atrapalham o sono.


Apesar de ser uma opção agradável, por que algumas pessoas acham estranho cada um ter seu espaço, especialmente quando os filhos se casam e deixam os quartos vazios? Geralmente, transformam em gabinete, uma sala para ler, mas jamais pensam na possibilidade de dormir separados, mesmo que o clima à noite não esteja agradável entre o casal, a harmonia há muito se extinguiu, e o estar junto tornou-se uma mera conivência.


Será que o amor romântico criou a cama de casal, acreditando que é preciso estarem juntos para reafirmar o que sentem um pelo outro? Conheço muitas pessoas que não dormem bem juntas, mas insistem em não se separar à noite.


É importante avaliarmos padrões impostos e percebermos o que de fato é melhor para cada um, desconstruindo assim o que não satisfaz para determinado casal. Vivemos tempos em que precisamos ser felizes, mas para isso é preciso se conhecer para identificar o que queremos. Seja apenas você, seja feliz.


Rosane Machado Mestranda em Estudo sobre as Mulheres, Gênero e Cidadania UAB Lisboa

Comments


bottom of page