top of page

The Mary Tyler Moore Show: porta-voz da revolução feminina

  • luanamachado4
  • 7 de fev. de 2017
  • 2 min de leitura

Fonte da imagem: Big Boss Man

Quando Mary Taylor Moore começou a invadir os lares, inicialmente de forma sutil, talvez ela mesma não soubesse a importância do seu papel na época. Aos poucos inspirou muitas mulheres a viverem o sonho e a realidade da mulher solteira. À medida que o tempo ia passando e cada vez mais conquistando público, sua personagem desfilava pelos cômodos apresentando uma mulher decidida que adorava seu estilo de viver, sendo uma excelente profissional. Muitas paravam para vê-la, outras apenas escutavam sua voz ao longe, e tantas outras modificaram de fato sua história revendo preconceitos e indo em busca de sua realização. Seu papel, inicialmente, seria o de uma mulher divorciada, mas para evitar uma repercussão negativa da sociedade conservadora, ele foi modificado. A personagem tinha em sua história um relacionamento desfeito após longo período de convivência, mostrando o quanto era ainda difícil ser independente naquela época.

Outra personagem que chama a atenção é Phillis, que vive o padrão de comportamento da época, uma mulher casada com filhos e infeliz. Entretanto, finge ser feliz, pois tem vergonha de assumir o fracasso que sua vida se transformara. Quantas ainda na atualidade vivem a mesma realidade de Phillis, inseguras e com receio de viverem sua própria história, construída a partir de seus anseios. Vivemos numa época em que a mulher pode fazer suas escolhas, mas muitas vezes tem dificuldade de se apropriar de si mesma para seguir em frente. E quando percebe…, o tempo passou com uma fluidez imperceptível.

Não faça do tempo seu inimigo, procure acompanhá-lo consciente dos seus atos, para que mais tarde ele não paire sobre você cobrando atitude. Busque ser feliz!

Uma ótima semana!!

Por Rosane Machado

Mestranda em Estudo Sobre as Mulheres, Gênero, Cidadania e Desenvolvimento pela UAB de Portugal.

Comentarios


bottom of page