top of page

Tempos sombrios

Ontem resolvi dar um passeio de carro, pois estava cansada de ficar somente em casa. Observei que tinha poucas pessoas na rua, talvez pelo tempo não estar convidativo, sem sol. Tive uma sensação estranha, de filme de ficção, alguns transitavam com máscaras, outros sem.

O que me surpreende ainda é que há pessoas que não estão nem aí para a pandemia, como se as mortes apresentadas constantemente fossem apenas números distantes da nossa realidade. Em alguns locais, corpos são jogados em valas, sem nenhum ritual de despedida, apenas ficam à mercê do coveiro acostumado a lidar com a situação.

O mundo está imerso num caos. Alguns retomam atividades após longo período de confinamento, mas sem a garantia de que tudo possa voltar como antes, visto que ainda estamos em meio a um vírus letal, sim, letal, mesmo que muitos descrentes digam o contrário.

Afortunados são os que podem passar por essa situação com tranquilidade, com uma renda garantida, e são poucos. Infelizmente, há muito mais pessoas desprovidas de alimento, moradia, contando apenas com um ato de caridade de alguém.

São tempos sombrios, difíceis, por isso precisamos encontrar sentido em nossas vidas e transformar situações negativas em positivas, já que os desafios são constantes. Somente assim poderemos sair fortalecidos e enriquecidos. Aproveite este momento e ajude alguém, alguma instituição, existem diversas formas de fazer isso sem sair de casa. E lembre-se: se puder, fique em casa!

Rosane Machado

Mestranda em Estudo sobre as Mulheres, Gênero e Cidadania pela UAB de Portugal.

留言


bottom of page