top of page

Tempo X Voluntariado

“- O dia que eu tiver tempo vou ser voluntário…”

As pessoas procrastinam a prática do voluntariado criando desculpas e obstáculos. Nunca vou esquecer a frase que escutei em uma palestra: “- O tempo é a coisa mais democrática que existe na vida.” Ninguém tem mais ou menos que 24 horas diárias, todo o resto podemos ter mais ou menos que os outros, mas não um dia. Todos ganhamos 24 horas para fazer o que bem entendemos do nosso tempo de vida.

Muitas pessoas criam oportunidades, outros milhares criam desculpas, consciente ou inconscientemente, deixam passar a oportunidade de tornar o mundo um pouco melhor. “- Ah, mas eu sou honesto, cuido da minha família, sou um ótimo profissional, pago meus impostos em dia, não faço mal a ninguém e no mais, quem tem obrigação de resolver os problemas sociais é o Estado…” Para tudo! Não podemos confundir interesses pessoais com a prática do voluntariado. Em todas as ações citadas acima, o indivíduo tem um vínculo sentimental e obrigacional implícito. Existe um interesse pessoal de autobenefício.

Não que não haja vínculo sentimental no voluntariado – porém esse vínculo não é sanguíneo ou um meio de sobrevivência.

O voluntariado está relacionado com uma consciência humana da não terceirização dos problemas sociais, e de não “lavarmos as mãos” diante do sofrimento alheio de vidas humanas e não humanas.

“-Está bem… E o que eu ganho me tornando um voluntário?” Eu poderia dizer que você não ganhará nada, mas estaria mentindo. Você se tornará uma pessoa rica, realizada e mais feliz! Rica em boas ações, realizada pelo sentimento de dever cumprido e mais feliz porque passamos a valorizar a simplicidade e perceber que somos privilegiados diante de situações antes jamais imaginadas.

Convido as pessoas a fazerem um test-drive voluntário em alguma Organização Não Governamental – ONG. O primeiro passo é analisar que tipo de ações você prioriza: proteção de crianças, mulheres e/ou idosos? Preservação do meio ambiente e/ou defesa de animais? Existem milhares de necessidades para tornar a sociedade mais humana. O tempo existe. O que as pessoas precisam é criar a consciência da importância da contribuição de seu tempo e conhecimento para diminuir as deficiências do Estado em ações sociais, melhorando assim, nossa sociedade.

O voluntariado oferece várias modalidades de trabalhos e perfis – dos extrovertidos aos tímidos, de jovens e idosos… Tem espaço pra todos. Hoje em dia o voluntariado pode ser realizado até mesmo de forma virtual. Esse texto, por exemplo, é obra de um trabalho voluntário.

Fica a dica: ser voluntário faz bem para a gente e para o mundo.

Contato de ONGs:

ONG PARCEIROS VOLUNTÁRIOS https://www.parceirosvoluntarios.org.br/

CASTRA POA – PROTEÇÃO ANIMAL https://www.facebook.com/castrapoa/

Dúvidas e informações 99624-7176

Por Lúcia Helena da Luz voluntária da causa animal e presidente da Associação Cão da Guarda.

Comments


bottom of page