top of page

Sologamia

Descobri algo inusitado esta semana que me chamou a atenção, por isso fui buscar maiores informações. Muitas pessoas, de diferentes gêneros e estados conjugais, estão aderindo a um modismo bastante estranho, para não dizer excêntrico: a sologamia. Você já ouviu falar? Sologamia é o ato de casar consigo, sendo uma prática comum nos Estados Unidos. Uma norte-americana descreve a sua cerimônia de autocasamento como “uma mulher a dizer ‘sim’ a si mesma. Significa que somos suficientes, mesmo que não estejamos ao lado de outra pessoa”.

A cerimônia tem direito a bolo, trajes de noiva, padrinhos e muita emoção, diferenciando-se de um casamento tradicional apenas por não ter noivo e pelos votos serem feitos para si mesma. Muitos convidados se emocionam ao escutarem a noiva fazer o autoperdão, se reconciliar consigo após um longo período distante em que se sentia infeliz.

Algumas pessoas acham que pode ser terapêutico esse tipo de evento, porém é importante ressaltar que todos os familiares têm que entrar nesse processo, mesmo que não entendam a escolha do(a) filho(a) por algo tão diferente. Já participei de chá da casa nova somente da jovem que decidiu morar sozinha, o que vem se tornando frequente. Diria que são os tempos modernos que estão se adaptando a uma diversidade de tipos de união e à nova realidade.

Há muitos profissionais se especializando no ramo, inclusive com cursos on-line para preparar os interessados em realizar essa união, mesmo não sendo legalizada, pois vem conquistando adeptos cada vez mais.

Entre as razões que levam a essa escolha está a decepção amorosa ou um casamento frustrado. Já falei a respeito aqui no blog sobre o fato de os jovens parecerem estar mais preocupados consigo, por isso não conseguem estabelecer uma união satisfatória. No entanto, penso também que muitas vezes conhecemos tão pouco a nosso respeito que essa seria então uma oportunidade para nos conhecermos melhor e descobrirmos esse ser fantástico que há muito habita dentro de nós, mas está sempre escondido. Os defensores do autocasamento dizem que a sologamia se trata de amor próprio e aceitação individuais. Você estaria disposta a casar com si mesma? Nos envie a sua opinião.

Ótima semana!!! Por Rosane Machado Mestranda em Estudo Sobre as Mulheres, Gênero, Cidadania e Desenvolvimento pela UAB de Portugal

تعليقات


bottom of page