top of page

Setembro Amarelo


Em 2015, o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) criaram no Brasil uma campanha para prevenção ao suicídio, associando a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que é 10 de setembro.


É importante pensar sobre o tema, pois na atualidade muitas pessoas se encontram desesperadas, perdidas, devido à perda de emprego, de estabilidade etc., sem acreditarem num futuro próximo. Dessa forma, tornam-se vulneráveis e, quando se encontram sem apoio, podem definitivamente optar pelo suicídio.


Talvez a pessoa esteja sentindo uma carga pesada no convívio com demais membros da família, tenha tentado de todas as formas encontrar um caminho para solucionar sua crise existencial. Ou quem sabe tem uma doença que limita sua vida, sentindo-se infeliz e desanimada. Nem sempre é possível perceber sinais suicidas em uma pessoa, o importante é estar atento a mudanças de comportamento que denotam sofrimento intenso. O isolamento repentino e o uso de expressões suicidas, como, por exemplo, “vou desaparecer”, podem ser sinais de que a pessoa precisa de ajuda, por isso os familiares e amigos próximos devem ter uma atenção especial para auxiliá-la da melhor maneira possível. Pessoas que realizam esse ato estão passando por uma crise mental que altera sua percepção da realidade.


Contar com o auxílio de alguém nesse período é fundamental, pois sozinha a pessoa não terá recurso para aliviar seu sofrimento e o pensamento suicida. Fique atento, não somente neste mês de setembro, mas todo os dias, pois pessoas próximas podem estar precisando da sua ajuda. Escute suas mágoas, tente mostrar uma saída para suas dificuldades e encaminhe a um profissional capacitado. E nunca menospreze a dor de alguém. Com certeza, com essas ações, você poderá estar salvando uma vida!


Rosane Machado Mestranda em Estudo sobre as Mulheres, Gênero e Cidadania UAB Lisboa

Comments


bottom of page