top of page

Reflexão sobre o início da velhice

Em recente consulta com o veterinário, descubro que o Krishna está apresentando sintomas da idade, afinal é um gato de quase 10 anos de idade. Tal fato fez com que o olhasse de outra forma, de uma despedida constante, dos momentos lindos e agradáveis que estivemos juntos. Não quero aqui soar melancólica, mas como sabem, amo os animais, por isso saber que um dia vou perder um deles (tenho 4 gatos) me deixa um pouco triste.

Essa ideia da despedida me levou a outras reflexões como do porquê não fizemos isso com nossos entes queridos, que estão ao nosso lado constantemente. Por que nós deixamos para dizer o quanto alguém é importante para nós quando às vezes já não podemos abraçá-lo mais, dizer o quanto foi especial e contribuiu nesta jornada da vida. Ou também perceber que com a passagem do tempo deixamos para trás tantas coisas, pois com as limitações da idade vamos nos restringindo a muitas coisas antes corriqueiras e que nos davam tanto prazer.

Então a ideia de que o gatinho está envelhecendo talvez tenha vindo ao encontro do fato que também estou entrando nesse processo, por mais que tentemos fugir dessa realidade, constantemente nos deparamos com pequenos sinais que anunciam uma outra fase, um novo ciclo se impondo. Mesmo que tenhamos qualidade de vida, as evidências se tornam claras, e não existe caminho para fugir, a não ser enfrentar com bravura essa nova realidade. Que seja bem-vinda, pois estaremos aqui desafiando a lógica do envelhecimento.




Ótima semana!

Rosane Machado

Mestranda em Estudo sobre as Mulheres, Gênero e Cidadania pela UAB de Portugal.






Comments


bottom of page