top of page

Qual o melhor Sal?

Sal refinado, sal marinho, sal light ou sal rosa… E agora qual o melhor? É simples. O melhor é sempre o que estiver mais natural possível. Para nós que temos uma costa marítima ampla, o melhor deve vir do mar. Tudo que for refinado foi modificado, e perdeu suas características originais, logo não será bem elaborado pelo nosso organismo.

Então o melhor é o SAL MARINHO. Ele vem acompanhado de outros minerais, microalgas e é adicionado de iodo (por lei nacional). Não é tão branquinho, meio úmido, mas bem mais saudável. O ideal é cozinhar os alimentos sem sal, e o polvilhar no prato sobre o seu alimento ou salada. Assim o calor do cozimento não diminuirá seu valor nutricional. Mantenha no saleiro de mesa o velho truque dos grãos de arroz, para reduzir a umidade, e facilitar a utilização.

Os brasileiros tem um paladar muito salgado, que nos leva a índices altos de hipertensos. A hipertensão está diretamente associada ao consumo de alimentos processados com muito sal e sedentarismo. Cuidado: carnes processadas, embutidos, conservas, temperos prontos, molhos prontos, maioneses, refrigerantes e até biscoitos doces, contém sal refinado em altas doses.

Os queijos no Brasil, já estão diminuindo seu teor de sal para se adequar a nova lei. Paladar nós é que fazemos, ninguém nasce gostando de um alimento, é treino. Treine seu paladar para comer menos sal. A hipertensão é uma doença silenciosa, e mata. Organize sua vida para preparar mais refeições em casa, assim você terá certeza da qualidade da sua dieta. Cozinhar é terapia do prazer em se cuidar. Todos querem uma vida longa e saudável. Comece pelo sal.

Beatriz Pellin Moser CRN2-0701

Nutricionista Clínica e Oncológica

SOGIPA, Athlética Cia. de Ginástica, IMAMA.

WhatsApp 99272-3018

Comments


bottom of page