Primeira Ministra da Nova Zelândia pode inspirar o mundo
- luanamachado4
- 1 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Sabe aqueles casos que a gente busca mulheres poderosas para se inspirar? Pois quem nunca né meninas? Seja em livros, filmes, mulheres que mudaram a história no que tange a força feminina. E em 2020 já temos um novo nome para nos orgulhar e inspirar. A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, informou que conseguiu interromper a transmissão comunitária da covid-19. Isso mesmo. A postura adotada por ela na Nova Zelândia, de encarar o novo coronavírus como uma ameaça real deu certo e o país agora colhe os frutos de uma liderança sólida. Em março, a primeira-ministra Jacinda Ardern anunciou a restrição mais dura na movimentação da história moderna do país, implementando o isolamento total logo no início dos casos e o fechamento das fronteiras por um mês. Agora, a desaceleração de novos casos é vista como sinal de sucesso da estratégia.
De acordo com a primeira-ministra, “atualmente” o vírus está eliminado. Essa condição transitória vai ao encontro da postura defendida por autoridades do país da Oceania, que não descartam uma nova onda de infecções por covid-19. Portanto, o contato social ainda será monitorado e a maioria das pessoas deve permanecer em casa o máximo possível.
A conduta da Nova Zelândia a partir de agora pode dar ao resto do mundo um gostinho sobre a tão falada nova realidade. Lá, o governo autorizou somente o retorno de atividades não essenciais de negócios, além de aulas e consultas de saúde.
“Nosso objetivo é a eliminação. E, novamente, isso não significa erradicação, mas que tenhamos condição de baixar a curva e conter qualquer novo surto que possa ressurgir”, pontuou.
A nova Zelândia atravessou cinco semanas de isolamento social total e agora entra no chamado ‘nível três’, que como foi dito, autoriza a reabertura gradual de alguns postos de trabalho e estabelece uma distância de dois metros entre pessoas que deixam seus lares. As pessoas vão poder buscar comida e participar de atividades de baixo risco, como frequentar a praia. Reuniões de mais de 10 cidadãos serão permitidas apenas em casamentos e funerais. A abertura de museus, academias será definida apenas no dia 11 de maio. A Johns Hopkins University diz que a Nova Zelândia tem um total de 1.469 casos confirmados do novo coronavírus e 19 mortes. Não é de hoje que o trabalho de Jacinda Ardern chama atenção. Enquanto alguns líderes de países importantes subestimaram os efeitos agressivos do vírus, a primeira-ministra anunciou o corte de 20% em seu salário para ajudar o país no processo de recuperação.
“Hoje posso confirmar que eu, ministros do governo e o alto escalão dos executivos do serviço público irão ter 20% de seus salários cortados pelos próximos seis meses, como sabemos que nossos concidadãos estão também tendo seus salários cortados ou perdendo empregos como resultado da pandemia global”, disse Ardern.
Mulherão que fala né?
Comments