top of page

Por que é importante entender o posicionamento feminino dos dias atuais sob uma visão histórica?



A verdade é que não existe distância entre o que passou e o que vivemos hoje e, além de ser uma condição de gênero, ser mulher também é uma condição histórica.


Somos resultado de anos de repressão, controle e submissão e isso justifica muitas das situações e lugares onde estamos inseridas.


Ao longo dos anos, vivemos uma série de conquistas que foram documentadas, mas até que ponto isso, de fato, contribuiu para que a mulher se sentisse mental e fisicamente mais livre? Na verdade, nós pagamos um preço alto demais por cada uma dessas conquistas, ainda mais quando os movimentos em defesa dos direitos da mulher têm vertentes políticas muito fortes e acabam por excluir aquelas que são contrarias a qualquer ideia posta.


De certo modo, algumas das imposições ocorridas no tempo, levam algumas mulheres a erroneamente pensar que a tábua de salvamento depende da ordem vigente ou de outras pessoas. Na bem da verdade, é forma como você se posiciona que determina como você será vista, respeitada e, consequentemente, tratada como igual.


Mas para se posicionar, você precisa se conhecer. Precisa entender quantos paradoxos envolvem o universo feminino e em qual você se encaixa, que podem ser todos ou nenhum. É justamente por ser um paradoxo multipotencial que a mulher precisa entender que é livre para escolher a vida que faz sentido para ela e assim se posicionando, acaba por convencer as outras pessoas que essa é uma escolha certa.


O posicionamento está muito ligado à metáfora da máscara de avião. Primeiro coloque em você, depois nos outros. Acontece que instintivamente, temos o impulso de primeiro salvar as outras pessoas e só depois, se sobrar ar, nós iremos sobreviver.


No posicionamento o erro é primeiro tentar imaginar o que as pessoas vão falar e depois criar uma “vida de novela” para se adequar. Quando você inclui um ingrediente chamado estratégia, você entende que primeiro cria a vida que você quer viver e se posiciona de uma forma que convença as pessoas disso e não ao contrário.


Por Kamila Oliveira -

Estrategista em posicionamento feminino


Comments


bottom of page