Por que mulheres não denunciam o agressor?
- universofemininoem
- 10 de mar. de 2023
- 2 min de leitura

Existem inúmeros motivos de por que mulheres não denunciam. Todos estes motivos são reflexos de uma sociedade que ainda se encontra estruturada nos modelos patriarcais e machistas, onde a mulher em situação de violência é (quase) sempre culpada pela agressão que da qual foi ou é vítima.Objetivando elucidar o tema, destacam-se alguns dos motivos de porquê a mulher deixa de denunciar o seu agressor:
1. Medo do agressor 2. Medo do julgamento social e familiar 3. Medo da represália (perder o emprego, o cargo, a função, o prestígio, ou ser ainda mais agredida e violentada, etc.) 4. Medo de que ninguém acredite no seu relato.
5. Medo de que aleguem que a mulher está dando um relato falso para obter algum tipo de "vantagem"
6. Medo de ter que reviver a experiência 7. Dependência do agressor (afetiva, financeira, familiar, emocional, etc.) 8. Não conhecer os seus direitos 9. Acreditar na impunidade do agressor após a denúncia, seja pelo Poder Judiciário, seja dentro de uma determinada instituição da qual pertença (percepção de que nada acontece com o agressor quando denunciado) 10. Não possuir meios de denunciar 11. Dificuldades de acesso ao sistema de justiça e à rede de atendimento e proteção 12. Falta de autoestima
13. Preocupação com os filhos/a família, e com sua imagem 14. Entendimento de que é seu dever manter o casamento, a família o trabalho, o cargo, independentemente do que acontece no privado (para manter as aparências, a estabilidade) 15. Vergonha de admitir que foi violentada e agredida 16. Acreditar que só seria daquela vez, de que não aconteceria novamente, de que o agressor vai "mudar" 17. Ser aconselhada a não denunciar (pela família, pelos "amigos", pela autoridade policial) 18. Acreditar que foi sua culpa pelo acontecimento da agressão/da violência 19. Não saber que aquele ato é considerado como uma agressão/violência ou que está em um relacionamento violento20. Não saber que aquele ato é crime ou contravenção penal Enfim…Antes de culpabilizar a vítima pela agressão e violência que ela sofreu ou que vem sofrendo, reflita sobre todas estas possibilidade (e ainda outras diversas) de porque esta mulher deixou de exercer os seus direitos.
Susete Pasa
Comments