top of page

Por que adotar animais adultos?

Por que adotar animais adultos?

Estima-se que mais de 30 milhões de animais vivem em situação de abandono no Brasil. Na região metropolitana de Porto Alegre, calcula-se que há mais de 500 mil cachorros e gatos nas ruas. Pouquíssimos conseguem abrigo em ONG. Para os vira-latas, frutos de ninhadas indesejadas, a perspectiva de encontrarem lares adotivos, passa a ser a maior “loteria pet” de suas vidas. Se para os filhotes, que são fofos e bonitinhos, as chances de adoções responsáveis são remotas, o que resta para os cães adultos sem raça defina?

Nossa cultura ultrapassada de compra e venda de animais, alimenta um mercado cruel e irresponsável de criadores. É uma discrepância as pessoas comercializarem vidas como se fossem objetos, diante do cenário de abrigos e ruas com superpopulação de animais abandonados, a espera de lares adotivos.

Não queremos menosprezar os animais de raça e filhotes de quaisquer espécies, e sim, sensibilizar as pessoas olharem para OS CÃES ADULTOS! Eles são tão graciosos e merecedores de amor, como os lindos Lulus da Pomerânia, Poodles, Schitzus, Labradores, … E os fofos filhotinhos. Existem inúmeras vantagens na adoção de cães adultos. Abram seus corações para eles!

1. O SENTIMENTO DE GRATIDÃO É IMENSO

Cães que passaram pelo sofrimento do abandono expressam um comportamento de gratidão eterna aos tutores. Filhotes desconhecem muitas vezes o que é passar fome, frio, dor, … e tendem a ter um comportamento mais “egocêntrico” e mimado, sugando mais atenção dos tutores.

2. ANIMAIS ADULTOS TENDEM A SER MAIS CALMOS

Os três primeiros anos dos pets causam “estresse” no lar. Eles são extremamente ativos e exigem atividades para gastar energia. Cães adultos já passaram dessa fase, e têm um comportamento mais tranquilo, exigindo menos energia dos seus tutores.

3. CÃES ADULTOS SÃO MAIS COMPORTADOS

Um pet mais velho terá ultrapassado a fase do “espírito destruidor” dos cães mais jovens. A troca de dentição é um período crítico, onde todos os móveis e objetos da casa serão “vítimas em potencial” da fase “cãopim” dos pets mais novinhos. Não existem brinquedos suficientes para saciar a vontade de roer tudo que estiver ao alcance dos pequenos cãozinhos.

4. ADOÇÃO “AS CLARAS” DO CÃO ADULTO

O porte e personalidade de cães adultos estarão plenamente definidos, evitando futuras surpresas desagradáveis. Filhotes são verdadeiras caixinhas de surpresa, podem crescer mais que o esperado e desenvolverem uma personalidade contrária da idealizada pelos adotantes.

Pequenas e grandes frustrações podem ser evitadas com a adoção de cães mais velhos. Pessoas que desenvolvem o trabalho de adoção responsável cansam de vivenciar situações desastrosas de tutores que, não conseguem lidar com a adoção de filhotes nos

primeiros dias e meses de convívio com os pequenos. Isso pode afetar de forma muito negativa a relação adotante-adotado, e causar grandes traumas para ambos, a ponto de ocorrer a devolução do animal. E em casos mais graves, quando a adoção é desassistida por pessoas responsáveis, o tutor pode praticar o ABANDONO do pet, que é um crime.

Fica o alerta para que, aspirantes à adoção conversem com profissionais da área, veterinários e adestradores, bem como, voluntários da causa animal, que são experientes nas características e comportamentos dos animais. Uma ADOÇÃO PLANEJADA é mais segura e tranquila.

ADOTAR É UM ATO DE AMOR! ADOTE COM RESPONSABILIDADE!

Lúcia Helena da Luz

ONG CÃO DA GUARDA

www.facebook.com/caodaguarda

99624-7176

Comments


bottom of page