top of page

Pesquisadores Corajosos

Torço para que seja o início de uma nova era. Uma era de pesquisadores éticos, que aprovem alimentos modificados que realmente sejam saudáveis. A realidade dos últimos 100 anos, é outra. O interesse econômico se sobrepõe ao real benefício aos seres vivos deste planeta. Concordo que em alguns casos a suplementação alimentar é o caminho mais adequado. Quando o paciente tem muita dificuldade em mastigar, em deglutir, quando tem sérias restrições alimentares ou risco com contaminação bacteriana… agradeço a existência desta grande indústria alimentar e sua dedicação em fazer um produto que faça a diferença.

Mas, pessoas e empresas com grande bagagem de conhecimento científico, vem dedicando seus produtos “mágicos” a uma população de humanos e animais que tem dentes, engolem com facilidade, podem (e devem) comer de tudo que a natureza oferece e nasceram fortes (mas foram crescendo e se tornando frágeis). Eventualmente algum “Pesquisador Corajoso” se rebela contra esta indústria, e grita para que os leigos tomem cuidado.

Ainda é um grito singelo, mas é um grito. Até porque, também temos pesquisas indicando que o artificial vem causando problemas. Quem leu nossos posts anteriores, imagina o que vou escrever agora: quem vem da natureza, deve se alimentar com o que a natureza oferece de melhor. Quando o “alimento” está embalado e na descrição dos ingredientes encontramos palavras que não conhecemos, números identificando ingredientes temos que pensar bem se esta é uma boa escolha. DNTs (doenças não transmissíveis) são as que mais matam. Doenças cardiovasculares, câncer, obesidade, diabetes, hipertensão… Estão associadas ao estilo de vida. Estilo de vida é o que comemos, fazemos (exercícios) e pensamos. Então, pense. Pensemos juntas: como devo me alimentar? É bem simples. Grãos inteiros (integrais): feijões, lentilha, ervilha, grão de bico, arroz, milho, quinoa… Vegetais folhosos, raízes, frutos, frutas… Carnes e ovos frescos. Temperos frescos ou secos, chás variados. Te parece pouco? Mas não é pouco. Se listarmos todos, faremos um belo livro. E também faremos ótimas e variadas receitas. Te desejo um 2018 cheio de mudanças alimentares saudáveis. Te desejo criatividade na cozinha, na feira, no mercado. E principalmente, te desejo muita saúde.

Beatriz Pellin Moser CRN2-0701

Nutricionista Clínica e Oncológica

Sogipa, Athlética Cia. De Ginástica, IMAMA

WhatsApp 992723018

Comments


bottom of page