top of page

Pare, pense, adote!

PARE, PENSE, ADOTE!

A adoção de um animal de estimação pode mudar sua vida para sempre. Para que essa mudança seja positiva e traga felicidade, as pessoas que têm o interesse de abrir as portas dos seus corações para um gatinho ou cachorro, precisam fazer isso de forma consciente e responsável.

Fatores de personalidade dos adotantes são tão relevantes quanto o perfil do animal que está à espera de um lar. Já mencionei em texto anterior, que uma adoção por impulso, modismo, “status”…, podem gerar grandes traumas para ambas as partes envolvidas no processo de adoção.

Pesquisas comprovam que os animais são seres sencientes (que percebem pelos sentidos, que recebem impressões), ou seja, os animais sentem dor, medo, prazer, alegria, felicidade, angustia, solidão, enfim, a ideia que animais são coisas, é ultrapassada e inaceitável. A partir dessa premissa, os animais são seres vivos e têm uma forte ligação de dependência com os humanos, física e emocionalmente. Sabemos que, além de água e ração, os animais precisam do nossa atenção sentimental.

Para que o convivo com os animais domésticos seja uma experiência positiva, é necessário entender algumas necessidades exigidas pelos pets, e comportamentos que os adotantes precisam praticar para garantir o equilíbrio emocional dos mesmos. Cada animal possui um temperamento de acordo com as experiências gravadas nos seus primeiros dias e meses de vida. Se o animal é vítima de abandono ou maus tratos, requer maior atenção. Mas, todos os animais, possuem um forte poder de adaptação.

ONG’s e protetores independentes desenvolveram, como passar do tempo, um trabalho que consiste na ADOÇÃO RESPONSÁVEL. É uma forma de adoção “planejada”, onde o perfil do adotante e adotado são cruzados, mediante um questionário que as pessoas devem responder da forma mais sincera possível. Isso evita devoluções de animais e adoções frustradas. Como mencionei acima, os animais são seres sencientes, e sentem a dor de serem devolvidos, a dor da rejeição. Existem muitos instrumentos ao alcance dos adotantes para adaptação dos animais em um novo ambiente. Técnicas de adestramento, brincadeiras, passeios, uma série de rotinas fazem com que o convívio seja harmonioso e feliz.

A primeira regra é: abra o seu coração de forma consciente para seres especiais. Não tenho dúvidas que os animais são capazes de mudar nossas vidas da forma inimaginável. O segredo de uma adoção bem sucedida está na disponibilidade das pessoas desenvolverem a paciência, a compaixão e a mente aberta para ensinar e aprender com os animais uma linguagem de cumplicidade não verbal. Acreditem, eles estão mais preparados que os humanos para um convívio saudável.

NÃO COMPRE, ADOTE!

LÚCIA HELENA DA LUZ

PRESIDENTE VOLUNTÁRIA DA ONG CÃO DA GUARDA

댓글


bottom of page