top of page

Os bastidores de um resgate

Alguns irão lhe rotular de louco e outros irão fazer você acreditar que é sua obrigação resgatar todos os animais das ruas.

Há ainda aqueles que lhe chamarão de anjo, como se avistar  uma vida em risco e nada fazer por ela, fosse apenas uma característica de quem tem poderes sobrenaturais.

Certamente que quem realiza ações de forma voluntária em prol dos animais já  possui uma sensibilidade exacerbada.

Fazem isso justamente por não suportar ver tanto sofrimento e ficar de braços cruzados.

Não há nada de heroico por trás dessas atitudes. Existem sim muito amor e respeito por vidas. Somado ao maior ponto fraco que é ver um animal em apuros.

Haja lágrimas e haja coração para tantas cenas drásticas. Uma verdadeira montanha-russa de emoções.

Porque não tem hora, não tem lugar e nem há tempo a perder. Você sabe que animais sofrem nas ruas todos os dias em todos os lugares do mundo.

Não existe necessidade de plateia, nem palmas, tampouco elogios para ajudá-los. É apenas você e a sua consciência. É você por aquela criaturinha que lhe enxerga como sua única esperança.

Não é nada fácil passar fome, frio, ser enxotado, estar sujo, doente e com medo sem dizer uma única palavra. E é justamente essa a sua grande preocupação.

Ver o resultado das mudanças de destino desses animais é o seu combustível para seguir lutando por eles.

Outras vezes você irá se perguntar por que sofre tanto pelos animais. Mas, na verdade, já sabe a resposta:

Lembra daquele cão sarnento, machucado e arredio no meio da estrada que ninguém viu e que você fez a diferença na vida dele? Mesmo estando no seu limite financeiro e emocional, sabia que tinha que agir. São minutos que mudam a trajetória de vidas. E mesmo achando que seria difícil ele sobreviver, hoje recebe fotos dele lindo e feliz em seu novo lar.

Cada vez que vai visitá-lo, ele faz uma grandiosa festa, pois sabe que todo o seu esforço salvou a vida dele.

Por vezes você chega tarde demais na vida dessas criaturinhas e por mais que se esforce ao máximo, não há como  salvar todos. Esse momento é a hora mais triste dos bastidores de um resgate. Mas lembre-se de que eles partem desse mundo com a sua imagem e levam como última lembrança o breve amor que receberam de você.

Deixa então eu lhe contar um segredo:

Quando estiver esgotado, arrasado e já quase sem forças, pensando em desistir de tudo, lembra que proteção animal não é profissão e nem uma escolha, é missão.

Não fuja deles, não fuja de você.

Muitas vezes  descobrirá forças que até mesmo nem sabia que possuía, porque lá no fundo você sabe que essa força se chama amor.

Marilda M O Bilhalva

Médica Veterinária

Voluntária na Proteção Animal

Comments


bottom of page