top of page

O que está acontecendo comigo?

O dia de hoje me recordou  um momento que tive em uma das minhas viagens, ao Porto em Portugal. Eu conto: Já alguns dias no nessa cidade que só me surpreendeu, seja pelas ruas, pelas histórias, pelos bares e cafés, pelas pessoas. Eu realmente estou feliz, porém. Teve um dia, apenas um dia em que ao sentar na mesa para almoçar, eu desmoronei e chorei. Tive que ligar para a minha prima em Porto Alegre, para tentar entender o que se passava comigo. Porque eu estava tão triste naquele momento? Lembro que acordei um pouco pra baixo tomei meu café em casa, e depois sai para caminhar, como de costume. Mas nesse dia, tava engasgada, tava diferente.

O dia era lindo de sol, e nas minhas andanças, resolvi almoçar em um restaurante/café muito charmoso que ficava em uma esquina, com mesinhas na rua pegando sol. Escolho uma salada para almoçar, a essas alturas eu já tinha engordado os sete quilos e ainda tinham alguns bom dias e boas delícias pela frente. O prato chegou, e antes da primeira garfada, desmorono. Um choro um pouco contigo, afinal eu estava no restaurante, então não queria passar vergonha, mas a gente sabe que quando ele vem, ele vem, fiquei tentando decifrar porque a tristeza, conversei com a minha prima que me acalmou e lembrou que eu estava em lugar lindo, e que eu sentiria falta daquilo. Ta aí, foi só ela falar isso que a vontade de chorar aumentou. Eu realmente já estava com sintomas de saudade dessa viagem, afinal já estavam quase fechando dois meses longe de casa, dos amigos, vivendo aventuras, se redescobrindo. Meu coração estava cheio de novidade, mas ele sempre me levava de volta para as origens, talvez eu gostaria de estar sentada a aquela mesa, com algum amigo ou familiar, é quase egoísmo viver tudo o que vivi sozinha, sem compartilhar, mas isso é só mais um sintoma da saudade. Com certeza sozinhos nos permitimos mais, nos conhecemos mais. E dizem que, se você não consegui se amar e conviver com você mesma, como conseguirá amar e conviver com outras pessoas?

Fiz desse dia então, um dia para matar a saudade, falei com amigos, contei como estava sendo, mandei fotos para a família, disse que estava com saudades, que em breve eu estaria em casa, mas ainda tinha algumas coisas para descobrir, como por exemplo A Ribeira, um dos bairros e lugares mais antigos da cidade do Porto, ela faz parte da lista de pontos turísticos de Porto que os turistas devem conhecer. A Ribeira se chama assim porque fica ao lado do Rio Douro e faz parte do centro histórico da cidade.  No próximo post, como minha experiência maravilhosa nesse lugar, por hora, depois daquela salada, eu pedi um prato de massa e uma taça de vinho, azar os quilos a mais, enxuguei as lágrimas e com alívio no peito, segui. A saudade de casa sempre bate, aqui ou lá a resposta é sempre a mesma. Que bom ter pra onde voltar.

Por Gabi Oliveira

Comments


bottom of page