top of page

O poder do Covi-d 19


Com o passar da pandemia e a ampliação dos estudos a respeito da Covid-19 torna-se claro se tratar de uma doença mais complexa do que se pensava – e com possíveis efeitos colaterais inesperados e consequências inusitadas sobre a saúde dos pacientes.

Como a perda do olfato e do paladar, um dos sintomas mais recorrentes entre os casos da doença, e uma das mais custosas consequências mesmo após passado o período de infecção – capaz de tirar a alegria de se sentir o cheiro e o gosto das coisas, mas também de prejudicar ou mesmo encerrar a carreira dos profissionais que dependem do paladar e do olfato para trabalhar.Alguns relatos mostram que às vezes não só desaparecem o cheiro e o gosto das coisas, como muitas vezes tais aspectos outrora deliciosos se tornam terríveis dentre os pacientes da Covid.

Segundo pesquisas, mais da metade dos infectados pelo vírus no mundo perderam, parcial ou completamente, o olfato e o paladar – e isso inclui provadores da indústria alimentícia, cervejeiros, cozinheiros, trabalhadores da perfumaria, sommeliers e tantos outros profissionais que usam tais sentidos como instrumentos de trabalho.Uma reportagem do The Guardian reuniu alguns relatos de tais casos – como Suriya Bala, uma guia turística de vinho e comida do bairro de Notting Hill, em Londres, que viu seu negócio profundamente abalado depois de perceber que, mesmo passados três meses de seu diagnóstico, sua habilidade olfativa se encontrava prejudicada – e o quanto tal impacto é profundo. “Sem o odor você não tem o sabor”, comentou. “Eu agora consigo sentir as extremidades dos sabores, mas não o meio, as nuances, as notas perfumadas – tudo aquilo que forma, por exemplo, a experiência do vinho, se foi. Tornou-se realmente uma experiência vazia”, concluiu.


Hypeness - Vitor Paiva


Bình luận


bottom of page