top of page

O poder do aqui e agora




Talvez você já tenha escutado a importância de viver o presente e se desprender do passado, das frustrações, daquela relação que persiste na mente mesmo depois de ter acabado. Da mesma forma, há pessoas que se colocam no futuro, criando muitas vezes situações catastróficas devido a sua ansiedade, com mente negativa que não consegue pintar um quadro promissor. Nenhum desses quadros é benéfico.

Existe também a questão do apego, da dificuldade de aceitar que aquele ciclo terminou, que toda experiência vivida serviu como aprendizado. Isso mesmo, você deve aproveitar cada detalhe vivido para seu próprio crescimento, e não ficar presa, amarrada a algo que não mais existe, a não ser em sua mente.

Se você se encaixa em um deles, com certeza você não está aproveitando a vida, pois vive angustiada, sofrendo por algo que aconteceu ou que talvez nem venha a acontecer. É importante observar que se você conseguir ficar no presente, no aqui e agora, no tudo que você tem nas suas mãos, com certeza desfrutará das belezas que a vida lhe proporciona.

Talvez viver no presente atual esteja difícil, pelas incertezas deste momento de pandemia, mas sairemos fortalecidos, avaliando nossos relacionamentos, entendendo que quando tudo acabar vai valer a pena iniciar aquele curso, fazer o que realmente se gosta, deseja. Nunca como antes percebemos a finitude tão de perto, e com ela nos rondando, concluímos que viver é uma grande aventura. Se soubermos abstrair sua essência, entrar no jogo do Universo, estaremos conectados a algo maior, protegidos e encaixados no processo de viver.


Rosane Machado Mestranda em Estudo sobre as Mulheres, Gênero e Cidadania pela UAB de Lisboa

Comments


bottom of page