top of page

O Festival MECAInhotim chega com mulheres poderosas e fortalecimento para Brumadinho

Numa mistura entre natureza e arte, o MECAInhotim chega à sua 5ª edição em um momento em que a região de Brumadinho precisava ser fortalecida. Com músicos, bandas, artistas visuais, feira criativa e muita conversa, o evento mostrou mais uma vez que a união é cada vez mais necessária. Ali, a arte e a educação se unem e conectam tribos.

Pelo palco passaram ninguém menos que Gilberto Gil, Pitty, Tulipa Ruiz, Céu, Duda Beat, MC Tha, Castello, Lamparina e a Primavera. Além disso, o Heineken Art Stage criou um espaço assinado pelo Estúdio Bijari com artistas visuais como Ana Strumpf, Cranio, Felipe Morozini, Gabriel Ribeiro (Instinto Coletivo), Hannah Lucatelli e Kleber Matheus.

O festival começou lindo, com destaque para a maravilhosa MC Tha. Em uma mistura de ritmos que, como caminha seu trabalho, foram do funk ao batuque de terreiro. A faixa “Céu Azul”, gravada com seu amigo Jaloo, foi interpretada com Malka, artista que soltava os beats do show. Já em “Bonde da Pantera”, Tha foi para a plateia cantar e descer até o chão com o público. Não é só MC Tha que vem crescendo, mas também tantas mulheres que vêm conquistando espaço com o trabalho de compositoras e cantoras.

“A mulher está tomando o nosso lugar que é de direito, merecimento, talento e beleza. A música está proporcionando para mim e outras mulheres fazermos o que queremos e tomarmos as rédeas da nossa vida. Quantas mulheres não caem em gravadoras e vivem esse sistema de ficar magra, de cantar o que não querem. Fico feliz de bater o martelo e decidir minhas coisas”, diz Tha, convicta de seus caminhos.

Além de fomentar o turismo na região, em fevereiro a plataforma cultural MECA lançou e foi um dos primeiros doadores do fundo filantrópico PróBrumadinho. O objetivo da iniciativa é arrecadar recursos que serão aplicados na região com foco em médio e longo prazo.

Próximo da Igrejinha também estavam reunidos os Amigos de Brumadinho, grupo de jovens que se mobilizou para ajudar os atingidos pela lama tóxica. Eles entregaram mantimentos às pessoas que perderam tudo e conseguiram ainda castração para os animais.

O MECA pretende ainda desenvolver uma série de atividades em prol da comunidade de Brumadinho depois do festival. A ideia é fazer atividades regulares para fomentar o turismo na região abalada pela tragédia. Todos os artistas que passaram pelo palco clamaram por justiça e por boas energias para o povo da cidade. Como pediu Gil, precisamos “elevar nossos pensamentos e mandar bons sentimentos para todos os moradores desta terra”.

Comments


bottom of page