top of page

Novo paradigma masculino/feminino

Semana passada, outro fato envolvendo agressões físicas e verbais veio à tona em um referido programa de TV e seus participantes, que são incitados a serem violentos, pois isso dá ibope. O caso chamou a atenção de uma diretora da Delegacia de Atendimento à Mulher de Jacarepaguá, que imediatamente solicitou a investigação.

Se ela não tivesse assistido, teriam colocado o jovem para fora? Ou o manteriam para permanecer a audiência? Esse tipo de programa ressalta o machismo na sua forma pura e de como a mulher é tratada em vários cantos do país. Ensinamentos que não precisavam ser expostos e tornados públicos.

É preciso educar esse homem a viver neste século, a separar o aprendizado cultural em que fora intensamente colocado de que o ideal masculino é o que detém o poder, a inteligência, a sabedoria, dividindo a sociedade em duas partes, aquele que oprime e aquele que é oprimido.

Esse comportamento misógino de um ser único que domina tudo, aos poucos, está sendo substituído, pois estamos em processo de transição desse homem que não vê limites na sua força para um homem mais consciente do papel da mulher e sua importância na atualidade. Portanto, as mulheres têm uma importante incumbência de não permitir que sua vida seja entregue a quem não lhe valoriza, que a domina, subjuga e maltrata. É preciso conseguir se desvencilhar da incerteza que a mantém ao lado de alguém nefasto. Reeducando-se a partir de uma nova postura diante da vida, se valorizando, se conhecendo, se permitindo ser feliz, se tratando como um ser especial, para se apropriar de sua própria existência.

Comece agora esse processo e verá o quão fortalecida você ficará.

Uma ótima semana!!

Por Rosane Machado

Mestranda em Estudo Sobre as Mulheres, Gênero, Cidadania e Desenvolvimento pela UAB de Portugal.

Comments


bottom of page