top of page

Motivos para agradecer

O momento atual pode parecer/ser desesperador. Ninguém nunca soube o dia de amanhã, mas agora então, a incerteza realmente tomou conta dos nossos dias.

Para não se afundar nas dúvidas “do que será do amanhã”, algo que me ajuda e que tenho pensado muito a respeito é sobre o poder da gratidão e sobre as “coincidências” positivas que aconteceram antes de “quarentenar”. Coincidência ou sincronicidade, você escolhe.

Reparei que essas sincronicidades na minha vida e na vida dos meus amigos e parentes. São bons motivos para agradecer, deixar a vida mais leve.

Compartilho aqui algumas coincidências felizes que percebi:

– Uma das minhas avós, com 98 anos, esteve algum tempo internada durante os meses de Janeiro e Fevereiro. Bateu a cabeça, a bexiga não estava funcionando direito, teve pneumonia, quadro difícil! Hoje, ela está bem melhor, em casa, estável. Se estivesse nessa condição nesse momento, nosso pavor familiar seria ainda maior.

– Minha outra avó de 78 anos teve que fazer um procedimento cirúrgico em fevereiro, retirou vários tumores malignos da bexiga. Agora está bem, por sorte os procedimentos posteriores são simples e provavelmente não vá precisar frequentar o hospital.

– Alguns amigos conseguiram fazer mudanças de casa ou de cidade algum tempinho antes da quarentena.

– Outros amigos que moram no estrangeiro, por coincidência, ou não, vieram visitar seus parentes e “tiveram que ficar” aqui com eles durante a quarentena.

Enfim, poderia continuar aqui contando coincidências felizes que fizeram pessoas próximas a mim estarem um pouco mais seguras do que se estivessem em outras condições. Sei que nem todo mundo teve exatamente essas “sortes”, mas com certeza, olhando bem todos podemos perceber algo positivo no meio do caos.

Poderia estar me lamentando que logo depois de toda essa saga das minhas avós ainda “aconteceu tudo isso”, mas escolhi virar o meu olhar para os pontos de saúde que existem dentro desse momento de enfermidade. O nosso olhar potencializa tudo, nossa mente cria as doenças ou descobre curas.

Juliana W. Soeiro

Psicóloga Clínica

CRP: 07/26220

(51) 98926-4043

Comments


bottom of page