top of page

Motivos para adotar um animal de estimação

Se o quanto amamos e somos amados ao longo de nossas vidas é o que realmente importa, então adotar um cão ou gato é, com certeza, uma ótima ideia pra viver melhor a vida. Como também pra ser mais feliz, adoecer menos, sentir-se mais acolhido e especial, exercitar a cidadania e praticar a empatia. E isso é só início.

E por falar em amor, o amor incondicional que os cães nos dedicam é algo absolutamente encantador, pra dizer o mínimo. O brilho no olhar ao avistar seu tutor, o bater do rabinho acompanhado de um par de orelhas sedutoras posicionando-se para trás nos diz coisas que vão muito além do amor: tem ligação direta com a fidelidade extrema que nos dedicam admiração profunda que desenvolvem por nós e confiança que vai além da nossa própria compreensão.

Esses adoráveis seres de quatro patas também nos dão exemplos diários de como melhor viver a vida, aproveitar o momento, viver o agora, nos libertando por alguns momentos dos tormentos e rancores do passado, e das angústias do futuro, que é sempre incerto. Viver por algum tempo no ritmo e no tempo dos cães, é como descobrir uma fórmula mágica (só que não) que nos permite parar esse tempo, onde só o que importa é o carinho trocado, a caminhada feita, o silêncio compartilhado, os olhares que se encontram e que conversam… ahhhh, como conversam!

Além disso, já dizem os estudos, conviver com animais de uma forma geral apresenta vantagens como amenizar a solidão, incentivar o exercício físico e a diversão, como também, promover a interação social. Cuidar de um cão ou gato, por exemplo, ajuda as crianças a crescer mais seguras e ativas e proporciona companheirismo valioso para adultos mais velhos.

E se tudo isso ainda não te convenceu a adotar um cãozinho ou gatinho, saiba você que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) são mais de 30 milhões de animais abandonados por todo o Brasil. Um número assustador e que nos faz pensar e repensar o que podemos fazer para mudar a situação.

E então, que tal abrir sua vida, coração e casa para a chegada de um melhor amigo inesquecível, incomparável e apaixonante, que vai te ensinar coisas que antes você nem tinha se dado conta que eram possíveis? Pra começar, visite ONGs atuantes na causa animal na sua cidade, ou fale com protetores independentes que resgatam animais em situação de risco, ou se preferir, faça contato com a prefeitura da sua cidade e informe-se como funciona o canil municipal do local onde mora. Você não precisa decidir rapidamente, mas já pode ir se informando como são os procedimentos para adoção e quem sabe nessa jornada não acaba conhecendo aquele será o seu melhor amigo por um bom tempo?

Por Cheila Fagundes e Lúcia voluntária da causa animal e presidente da Associação Cão da Guarda,

Opmerkingen


bottom of page