top of page

Mais uma vitória feminina

Fonte da imagem: depositphotos

Recentemente, escutei a notícia de que as mulheres muçulmanas da Arábia Saudita poderão dirigir automóveis, o que pode causar estranheza para quem não sabe que elas possuem uma vida diferente devido a uma cultura que exige que as mulheres tenham a aprovação de um homem para tomar decisões importantes em suas vidas, como relativas à educação, ao casamento, entre outras. Isso rompe com as leis e ditames morais cujas tradições patriarcais fizeram do poder uma regra que impediu por muito tempo as conquistas das mulheres.

Por ser o único país que impede as mulheres de dirigir, sofre críticas contundentes, com a participação de ativistas dos direitos das mulheres, que se empenharam para romper com essa proibição. É inaceitável que em pleno século XXI, diante de tantos avanços nas questões relativas ao gênero, dezenas de sauditas foram presas por tentarem dirigir, para protestar em busca de seus direitos.

Pude ver fotos de algumas delas, que deixavam o sorriso ultrapassar o véu que as cobre, tendo algumas manifestado o quanto tiveram que esperar para realizar esse ato, que para muitas é um sonho acalentado há muito tempo. Talvez tenham feitos testes, ou até mesmo se arriscaram a entrar no carro escondidas, e como crianças fingiam ligar o motor, e ao colocarem o pé no acelerador, fechavam os olhos e se entregavam a uma fantasia que as levava longe no tempo, talvez se transportando a outros lugares. Agora, finalmente, esse desejo irá se materializar, entretanto terão que esperar até o ano que vem. Mas esse período, para quem imaginou que nunca fosse chegar, será uma contagem regressiva e um entusiasmo que as acompanhará até a data estipulada para começarem a dirigir. Quando então poderão estar à frente de um carro.

Ótima semana

Por Rosane Machado

Mestranda em Estudo Sobre as Mulheres, Gênero, Cidadania e Desenvolvimento pela UAB de Portugal

Comments


bottom of page