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Liderança começa quando lideramos emoções

Prezada leitora, quem de nós aqui já não passou por uma situação de descontrole emocional? Aquele momento em que temos vontade de esganar alguém. E isso nos angustia muito. O que mais gera raiva dentro de nós é o nosso sentimento de impotência frente a nossa falha em controlar uma pessoa, uma situação ou a nós mesmos. A má notícia é que não conseguimos controlar ninguém, nem mesmo uma situação. A única coisa que está ao nosso alcance é controlarmos nossas atitudes e os significados que damos às situações. Isso sim podemos fazer. O resto é conversa fiada.

Todas as nossas emoções são bem vindas, inclusive aquelas que rotulamos negativas. Todas tem uma função. É a resposta instintiva que temos quando passamos pelas diversas situações da vida. A raiva por exemplo, é um alerta de que podemos estar sendo lesados. A inveja nos mostra que também somos capazes de conquistar o que determinada pessoa conseguiu. Uma das piores atitudes que podemos cometer é negar a existência desses sentimentos. Abafá-los, além de não resolver a situação, nos causa uma dor silenciosa interna muito grande e que em um momento inoportuno acabamos extravasando de forma muito equivocada. Dessa forma, magoamos e ferimos pessoas. Criamos situações de discórdias e desentendimentos desnecessários.

Em casos extremos, porém infelizmente não raros, essas discussões acabam em agressões físicas e até mesmo a morte.

A partir daí é que se faz importante nosso controle emocional. Além de ser fundamental para preservarmos nossa família, nossas relações com amigos e as pessoas que nos cercam, é de extrema importância no nosso ambiente de trabalho. Sabemos que não é nenhum pouco fácil lidar com as pessoas, temos ideias e pensamentos que divergem, cada um tem um sistema de crenças que é individual e único.

Na década de 90, Daniel Goleman, redator do The New York Times, desenvolveu o conceito da Inteligência Emocional (QE) e definiu como: “ a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.”

Estudos apontam que 20% do sucesso de alguém está relacionado ao seu QI e 80% ao seu QE. Muitas pessoas acabam perdendo seus empregos pela questão comportamental por não saber administrar suas emoções e sentimentos.

Para conseguirmos liderar nossas emoções requer muito treino e disciplina. Não é uma tarefa fácil, mas é simples. Primeiro, é importante nos conhecermos e entendermos o que nos leva a experimentar essas sensações, qual o significado que estamos dando para tal fato? Segundo, quanto mais presentes no aqui e agora estivermos, melhor iremos conseguir gerenciar a situação. Se nos permitirmos deixar nossa mente nos levar ao passado ou nos deixar dominar pela ansiedade com excessiva preocupação em relação ao futuro e pelo que está por acontecer, certamente perdermos o controle daquilo que acontece nas nossas vidas no momento presente. E o que de fato existe se não o que estamos fazendo agora, enquanto tu lês essa coluna?

Te convido para sentires as tuas emoções agora. Sem elas, nós não perceberíamos o significado dos acontecimentos nas nossas vidas.

Por Mileine Vargas

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