top of page

Jardinagem pode ser mais eficiente que meditação


Ter uma jardim bem verde pode te deixar mais feliz e relaxado. É isso que mostra uma pesquisa feita por cientistas das Universidades de Sheffield, Westminster e da Virgínia. O trabalho foi feito em colaboração das três instituições para o Departamento de Arquitetura e Paisagismo e a Royal Horticultural Society (RHS) do Reino Unido. 


O projeto consistiu em acrescentar plantas a jardins de ruas em bairros mais humildes de Manchester, na Inglaterra. Cerca de 40 moradores receberam mudas de plantas e flores para serem colocadas nos jardins e tiveram seus níveis de cortisol, hormônio que ajuda no controle do estresse, monitorados.

Antes do experimento, somente 24% dos residentes que participaram da pesquisa tinham níveis saudáveis de cortisol. Um ano depois das plantações terem sido feitas, o percentual subiu para 53%. Além disso, os níveis de estresse diminuíram em 6%. Comparativamente falando, isso significa que incluir algumas plantas em um jardim vazio pode reduzir seus níveis de estresse da mesma forma que oito sessões semanais de meditação.

Os depoimentos pessoais também foram impressionantes: 52% dos participantes disseram que o quintal mais verde havia os deixado mais felizes e 40% afirmaram que ficaram mais relaxados. Mais de um quarto deles afirmaram que as plantas os fizeram ficar mais próximos da natureza. 


Os dados de redução de estresse são surpreendentes, pois encontramos uma resposta tão significativa com apenas um número relativamente pequeno de plantas. Agora sabemos que o acesso até mesmo a uma pequena parte da natureza tem efeitos benéficos para nossa saúde”, explica a doutora Lauriane Suyin Chalmin-Pui, que liderou a pesquisa. 


Agora podemos evidenciar a necessidade vital de incorporar plantas em nossos jardins frontais e espaços domésticos. Isso exigirá uma mudança na forma como criamos estratégias, projetamos, planejamos e construímos nossos espaços residenciais”, completou.


Redação Hypeness

Comments


bottom of page