top of page

Friozinho é mais gostoso para dormir, concorda?


Cobertas, mantas, pijama quentinho, um chazinho para aquecer.


Mas será que no inverno sentimos mais sono ou ele pode piorar?


A sensação de sono na estação mais fria do ano pode aumentar e isso tem relação, principalmente com nosso relógio biólogo interno, o ritmo circadiano.


A luz do dia é a principal pista ambiental para regular o ritmo circadiano. Ela é absorvida pela retina, que avisa o nosso hipotálamo (uma região do cérebro) que é dia, e isso ajuda a sincronizar o nosso ciclo sono-vigília, o dormir e acordar.


Então como no inverno os dias são mais curtos e as noites mais longas, a sensação de sono pode aumentar.


Em parte isso ocorre devido a liberação da nossa melatonina (hormônio sincronizador do ritmo de sono) acontecer mais cedo. A melatonina começa a ser liberada ao entardecer e na ausência de luz.


Então com noites mais longas, ela acaba sendo liberada por mais tempo, e você fica com mais vontade de dormir.


Porém isso não quer dizer que você precisa dormir mais!


Outro fator que também favorece o sono nos dias mais frios é a própria temperatura :


Temperaturas mais frias ajudam a adormecer mais facilmente, isso porque logo nas primeiras fases do sono ocorre uma diminuição da temperatura corporal interna.


Porém frio em excesso pode fazer o efeito contrário.


Então para se aquecer e ter um bom sono conte com pijama quentinhos, cobertores e um par de meias grossas para aquecer as extremidades.


E não esqueça :


Manter o mesmo ritmo de sono, horários regulares para dormir ao acordar (inclusive aos finais de semana ), se expor ao sol pela manhã e diminuir a exposição à luz e telas durante a noite, vão ajudar a combater a insônia e garantir um bom sono, em qualquer estação do ano.


Por Amanda Facco

Mentora do Sono

Kommentare


bottom of page