top of page

Fogos de artifício: uma explosão de terror

Natal e Ano Novo são um turbilhão de sentimentos. As emoções ficam a flor da pele: alegria, ansiedade, felicidade, expectativas de um ano próspero. Para muitas pessoas, uma forma de comemorar e extravasar tanta emoção é atravéz dos fogos de artifício, diverão para uns… show de horrores para os animais!

Os pets possuem um sistema auditivo muito sensível, quatro vezes mais aguçado do que os humanos, e os estouros dos fogos podem causar, para os animais, assim como cães e gatos, danos físicos e emocionais intensos, como: taquicardia, convulsões, perda dos sentidos e até a morte.

A cada “showzinho pirotécnico” que cidadãos irresponsáveis realizam , tutores que têm em seus lares bichinhos de estimação, compartilham com seus pets momentos de angústia, medo, sofrimento, pânico, desespero… um verdadeiro pesadelo, que parece não ter fim. Os animais ficam tão atordoados que, não raras vezes, fogem dos seus lares na tentativa desesperadora de encontrarem um lugar que não haja os bomardeios de sons aterrorizantes, associados à queima de fogos.

Esse ato inconsequente, egoísta e cruel, praticado por humanos, não deixa de ser uma forma velada de maus tratos. Na fuga por um lugar seguro os animais vão pra muito longe de seus lares e se quer conseguem saber onde estão e como voltar para casa. Um animal amado e domesticado, passa a fazer parte da triste estatística de animais abandonados. Serão vitimas do descaso social e passarão, na sua grande maioria, fome, frio, dor… Por não saberem como é a vida na rua, muitos são atropelados ou envenenados, e vão a óbito na própria sargeta, enquanto seus donos, geralmente estão a procura, na esperança de trazer novamente para perto da família o integrande de quatro patas.

Fogos de artifício matam! Ano após ano, humanos e não humanos são vítimas dessa prática comemorativa boçal. Incapacita centenas de pessoas que perdem dedos, mãos, braços e em casos mais graves, causam a morte de indivíduos de todas as idades e classes sociais.

Diga não aos FOGOS DE ARTIFÍCIO!

Que as únicas explosões, neste Natal e Ano Novo, sejam de AMOR e RESPEITO à VIDA!  Atenção! Para garantir a saúde e bem estar, de cães e gatos, em momentos de estresse:

* não medique animais sem orientação de um médico veterinário;

* não confine o animal amarrado em coleiras (pode ocosionar o enforcamento e obíto);

* mantenha a calma para que o animal fique mais tranquilo;

* retire objetos pérfuro cortantes ou que possam quebrar e causar ferimento em humanos e não humanos;

* tente minimizar os efeitos sonoros mantendo os animais em um ambinete o mais silencioso possível, sob a sua supervisão

* identifique o animais com plaquinha de identificação, em caso de acidente e fuga, esse ato pode salvar a vida de um pet

Lúcia Helena da Luz

ONG CÃO DA GUARDA

99624-7176

Comments


bottom of page