top of page

Exercícios físicos e saúde mental

Já experimentei os poderes da terapia em mim e nas pessoas que atendi, por isso digo que a terapia é um dos pilares para uma melhor qualidade de vida, para maior consciência e para relacionamentos com mais qualidade. Contudo, além desse instrumento de autoconhecimento, se me perguntasse “o que devo fazer para melhorar a minha qualidade de vida?” além da terapia, é claro, eu responderia: exercícios físicos.

Normalmente, não gosto de aconselhar esse tipo de prática porque parece que existe um manual de “como ser feliz” ou “como viver bem”, como se a vida fosse como receita de bolo. No entanto, se existem estudos científicos sobre os benefícios do exercício físico no corpo e no cérebro, por que não tentar aderir?

Os exercícios físicos além de ter a capacidade de melhorar a nossa disposição, aumentar a nossa força e vigor físicos e nos deixar com uma aparência mais saudável, tem benefícios imediatos ao nosso cérebro. A neurocientista Wendy Suzuki descobriu através de seus estudos que um único treino aumenta o número de neurotransmissores como dopamina, serotonina e noradrenalina, responsáveis pelo nosso bom-humor.

Se já isso já não fosse bom o suficiente, os exercícios têm efeitos protetivos nas duas zonas com maior pré-disposição a doenças degenerativas: protege o córtex pré-frontal responsável pelas funções de tomadas de decisão, atenção e personalidade e protege o hipocampo que tem a função de formar e reter memórias a longo prazo. Ou seja, cuida do nosso bem-estar diminuindo ou retardando processos depressivos e cuida do nosso hipocampo retardando o declínio cognitivo associado à idade e doenças como a demência e o Alzheimer.

O mínimo do mínimo para que toda essa “mágica” aconteça são 30 minutos de exercício com alguma intensidade (como caminhadas) de 3 a 4 vezes na semana. Dependendo do exercício físico que tu praticas também tem as vantagens de conhecer outras pessoas, tomar sol, fazer novas amizades…

Se depois de toda essa argumentação teórica ainda está difícil, entra a terapeuta. Tenta responder essas perguntas: O que será que está acontecendo por aí que se cuidar não é uma prioridade? Quais as mudanças que precisam ser feitas para que pelo menos meia hora de exercício entre na tua vida? Quem ou o que está sendo mais importante do que a tua saúde?

Juliana Wesendonk Soeiro

CRP: 07/26220

Contato: (51) 98926.4043

Opmerkingen


bottom of page