top of page

Deusa Atenas


Atenas é uma deusa estrategista, deusa da sabedoria. Por ter dificuldades com sua mãe, seu pai é seu aliado e ela tem facilidade de circular entre os grupos de homens. Não vê muito sentido nos vínculos entre mulheres. Aliada do patriarcado, pode chegar a defender os homens, mesmo quando estão oprimindo mulheres.


Ela também tem características que socialmente são consideradas masculinas: é racional e dificilmente perde o autocontrole. Por ser prática e objetiva, pode não ter paciência e subjugar pessoas mais emocionais e subjetivas.

Uma mulher com predominância do arquétipo de Atenas coloca seus planos em primeiro lugar e se beneficia do feminismo, apesar de não necessariamente se declarar feminista pelo seu conservadorismo. Ela é ativa, bastante ocupada com seu trabalho e suas relações afetivas/sexuais usualmente ficam pra segundo plano.


Quem se vê muito diferente dessa deusa pode invoca-la para sair da emocionalidade e pensar com mais clareza e racionalidade.


Apesar de curiosa, Atenas não tem paixão por aventuras como a Artemis, ela é desde criança um “adulto sensato”. Para se desenvolver além do âmbito intelectual pode se beneficiar muito de atividades manuais e assim alcançar mais equilíbrio e paz interior.


Se uma mulher com essas características buscar se aproximar de outras mulheres e mudar seu modo de pensar a respeito do feminismo pode transformar seu modo de se relacionar com o mundo. Também é importante que cultive a energia da criança que nunca lhe foi permitido ser. (Resumo do cap. 5 do livro As Deusas e a Mulher de Jean Shinoda Bolen)


Juliana W. Soeiro

CRP 07|26220

Contato: 51. 989264043

コメント


bottom of page