top of page

Destinos que foram cenário de filmes

Destinos que foram cenário de  filmes

Que todo mundo sabe que eu gosto de viajar, isso não é novidade, mas eu também a sétima arte. Amo filmes, sou a loca do Oscar, que faz maratona, que aposta quem será o ganhador. Então, resolvi fazer um post sobre destinos brasileiros que já foram cenário de filmes. Quantas vezes você já assistiu a um filme e ficou se perguntando: será que essa paisagem é real?

Será que esse lugar incrível existe mesmo? Onde fica? Pega a pipoca e vem com a gente.

“Ensaio sobre a Cegueira” – SP

A terra da garoa, São Paulo, foi uma das cidades onde foram feitas as filmagens do filme “Ensaio Sobre a Cegueira”, de Fernando Meirelles. A história, que fala sobre uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira que atinge uma cidade, também teve cenas em Montevidéu e Toronto.  Além da Marginal do Rio Pinheiros, Anhangabaú, Shopping Center Light, Teatro Municipal, bairro de Higienópolis, Brigadeiro Faria Lima e Minhocão, a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, ainda em construção na época, também foi usada como cenário.

“Era uma vez”- RJ

O Rio de Janeiro já foi cenário de inúmeros filmes e está presente todos os dias na televisão. Porém, o filme “Era uma vez”, de Bento Silveira, mostra os contrastes da Cidade Maravilhosa, com cenários como a bela Ipanema e a Favela do Canta Galo.

O Rio é conhecido no exterior como a maior rota do turismo internacional do Brasil. Lembrado por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, o Cristo do Redentor (uma das 7 maravilhas do mundo), o Estádio do Maracanã, o Morro da Urca e a floresta da Tijuca, o Rio de Janeiro também é palco de eventos marcantes, como o Réveillon de Copacabana e o Carnaval. “O Auto da Compadecida” – PB

Apesar de ter apenas 5 mil habitantes, a cidade de Cabaceiras, na Paraíba, já entrou na rota dos amantes do ecoturismo no Brasil. A cidade ganhou popularidade depois de ser ‘descoberta’ por cineastas interessados nos cenários naturais típicos do semiárido e na boa luminosidade, que permitia mais tempo de filmagem por dia. Uma das produções mais famosas é a minissérie O Auto da Compadecida, gravada na região em 1998.

Desde então, Cabaceiras transformou-se em ‘set’ para,  pelo menos,  30 filmes, entre documentários e ficções. A vocação para o cinema e o clima seco semelhante à Hollywood lhe renderam o título de ‘Roliúde Nordestina’. No currículo, além da adaptação das aventuras de Chicó e João Grilo, criadas pelo escritor paraibano Ariano Suassuna, estão os filmes ‘Cinema, Aspirinas e Urubus’, ‘Romance’ e a minissérie ‘A Pedra do Reino’. As gravações mais recentes foram feitas para a novela ‘Aquele Beijo’.

Fonte: Hotel Urbano


Comments


bottom of page