top of page

Copa do Mundo

Inicio o texto pedindo desculpa a todos que gostam de futebol e vibram com seus jogadores quando fazem um gol, pois nunca simpatizei com esse esporte, que cada vez mais atrai adeptos, inclusive de meninas jovens que se vestem com a camiseta do seu time e vão aos estádios com seus namorados e grupo de amigos.

Sou tão fracassada nesse aspecto que nem torcer contra o time adversário do Brasil sou capaz, talvez por incompetência, ou por não conseguir ficar na frente da TV vendo aqueles homens cruzando de um lado a outro atrás de uma bola em busca de uma oportunidade de gol.

Quando era adolescente, torcia por um time diferente dos meus familiares, talvez para conseguir me enturmar com o grupo e assim encontrar sentido nesse esporte e não ficar tão solitária enquanto todos estavam antenados na tela da TV. Mas confesso, nada me atraia no time escolhido, nem tampouco me importava se fosse vencedor ou não, sobrava apenas a brincadeira quando o time deles ganhava e o meu perdia, ou vice-versa.

Parece que, além de servir como uma distração, vejo o futebol como uma fuga, em que milhares de pessoas se perdem no som da torcida e põem para fora todas as suas tensões, frustrações, em busca de 90 minutos de alegria, se esquecendo das dificuldades do seu dia a dia. E quando saem de lá, sentem-se aliviados, assim como ocorre como os que assistem aos jogos nas suas casas. No caso da Copa do Mundo, muitos investem numa tela enorme de TV, para não perder nada e conseguir ver os jogadores mais de perto.

O entretenimento também é um papel dos esportes, isso é inegável, e o futebol sempre foi e, provavelmente, sempre vai ser a paixão da maioria dos brasileiros.

Talvez só por curiosidade, irei assistir ao time do Tite, mas não com empolgação, nem tão pouco em frente da TV, quem sabe uma rápida espiada enquanto cruzar a sala em direção a um outro aposento, ou quando soltarem um grito de gol. Enfim, por sermos diferentes, espero que tenham entendido minha posição, mas tenho curiosidade em saber o que você pensa a respeito desse período de Copa do Mundo, em que só se fala em futebol.

Fonte da imagem: Globo esporte

Ótima semana!!!

Rosane Machado

Mestranda em Estudo sobre as Mulheres, Gênero e Cidadania pela UAB de Portugal.

Comments


bottom of page