top of page

Conheça a primeira mulher a completar a Maratona de Boston


Para se tornar a primeira mulher a completar a Maratona de Boston, em 1966, a estadunidense Bobbi Gibb vestiu as roupas de seu irmão, se escondeu em arbustos próximos à largada, e esperou passar uma parte dos corredores para se misturar clandestinamente ao grupo, e correr.


Antes de decidir participar escondida da corrida, Gibb tentou se inscrever e participar oficialmente, mas recebeu uma carta do diretor da competição, dizendo que as regras não permitiam, e que as mulheres não eram capazes de correr a maratona. Segundo seu relato, durante a competição, aos poucos os outros participantes foram percebendo que ela era uma mulher: curiosamente, tanto os corredores quanto a plateia celebraram sua presença, e ela pode terminar a corrida sem o casaco que usava como disfarce, assumindo sua identidade.


Bobby Gibb completou a Maratona de Boston em 3 horas, 21 minutos e 40 segundos, à frente de dois terços dos corredores homens. Na chegada, o governador do estado do Massachusetts, John Volpe, a aguardava para lhe parabenizar, ainda que seu feito não tenha sido reconhecido. Vale lembrar que a atleta não tinha um treinador ou um treinamento adequado, nem mesmo tênis apropriados para a competição, já que os costumes da época diziam que mulheres não deveriam correr.


Iniciada em 1897, a Maratona de Boston é a segunda prova moderna mais antiga do mundo, atrás somente da maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, mas só reconheceu a participação feminina em 1972. Antes, outra pioneira também fez história clandestinamente: Sara Mae Berman participou escondida e venceu a Maratona em 1969, 1970 e 1971, mas seus feitos só foram reconhecidos em 1996.



fonte: Hypness

Comments


bottom of page