top of page

Como se sentir em casa há muitos km de distância dela?

Faz muito frio e sol no Porto, como está fazendo agora em Porto Alegre, o sol ajuda a esquentar. E foi nesse clima que resolvi conhecer um dos cartões postais mais lindos do Porto.  A Ribeira é um dos bairros e lugares mais antigos da cidade do Porto, ela faz parte da lista de pontos turísticos de Porto que os turistas devem conhecer. A Ribeira se chama assim porque fica ao lado do Rio Douro e faz parte do centro histórico da cidade. Conta com uma ampla e longa calçada paralela ao rio, cheia de restaurantes típicos, artistas de rua e lojinhas de lembrancinhas. Uma verdadeira lindeza! Vontade de passar o dia ali, e no fim, passei.

Quando você começa descer as ladeiras da cidade, para encontrar o rio é quase que um labirinto de ruas, uma mais linda que outra que desemboca na Ribeira, então quando achei que estava perdida e perguntei como chegava ao bairro, a única explicação foi: desce sempre! Você chega lá!

Chegando à Ribeira, as gaivotas não param de gritar, tem musica para todo lado, garçons servindo pratos lindos para os clientes e muita gente caminhando por ali. Eu sorria de orelha a orelha. Como demorei três dias para vir aqui? Mas já que aqui estou, quero aproveitar cada segundo. Fui caminhando escolhendo o restaurante que iria almoçar e é uma escolha difícil acreditem! O perfume de cada lugar contagia. Mas de longe escuto uma música e reconheço: é Caetano Veloso isso aí! Me aproximo e na frente de um restaurante tem um músico brasileiro cantando You Dont Know me do Caê. Não resisto e sento em um banco de praça, bem em frente ao moço para ouvir e matar a saudade.

Ele percebe que estou cantando junto, imagina que sou brasileira, quando termina a canção me pergunta: E agora? Qual posso cantar? Na pressão do momento grito: LENINE! Ele muito feliz responde, é pra já! Meu conterrâneo! E cantou lindamente paciência.  Não preciso nem dizer que fui a lagrimas! Meu Deus como eu to chorando nessa cidade! Mas faz parte, faz parte de um processo que eu mesmo criei. Autoconhecimento, cura e reconhecimento.

Eu estava me sentindo em casa.

Por Gabi

Comments


bottom of page