top of page

Com que lentes você enxerga o tempo?

Não se pode estocar ou guardar as horas nem os dias. O tempo não se estica, não é elástico. O tempo pode ser um grande aliado se soubermos usá-lo a nosso favor. Tempo é vida. Quem perde tempo, perde vida.

O ano de 2016 está ficando nas nossas lembranças. Despede-se com rapidez. Há pessoas que comemoram por ser rápido. Foi (e ainda está) sendo um ano desafiador. Lamentar o que passou já não resolve mais. Tão pouco adianta reclamar daquilo que não conseguimos realizar. Agora só nos resta aprender com o que passou. Aprendizados. Essa é a grande lição que podemos ter com o que já vivemos. Se conseguirmos entender e corrigir nossas falhas, tá valendo a pena.

Para que o aprendizado seja bem efetivo, responda às perguntas abaixo:

1) Com quais lentes você enxerga o tempo? Muitas pessoas enxergam o tempo como um inimigo a ser superado ou vencido. Essa percepção gera um desgaste muito grande. Normalmente são pessoas que estão sempre “correndo atrás” para dar conta de tudo e principalmente de todos a sua volta. Vivem boa parte de suas vidas para agradar a família – isso ocorre frequentemente com as mulheres – buscam agradar ao chefe ou colegas de trabalho ou ainda fazem de tudo para estarem presentes nas reuniões com amigos, carregando um medo gigantesco de dizer não. Nenhum de nós quer ficar de fora da brincadeira, por mais que tenhamos coisas mais importantes a fazer.

2) Quantos e quais os projetos que você não conseguiu realizar? Essa questão é bem mais profunda do que parece ser. É importante investigar o quanto de importância esse projeto teria ou tem na tua vida. Avalie se era de fato um desejo seu ou de outras pessoas que são importantes para você. Muitas vezes assumimos compromissos para agradar as pessoas a nossa volta, que não são necessariamente importantes para nós mesmos. Como queremos evitar conflitos, ou talvez o outro tenha um bom poder de persuasão, tendemos a aceitar uma ideia que não é nossa.

3) O tempo que estimei para isso foi suficiente? Em muitos casos tendemos a superestimar nossas atividades em um curto espaço de tempo e subestimar o que conseguimos realizar em um longo prazo. Entender exatamente o ponto em que você falhou é importante para corrigi-lo em uma nova oportunidade. É exatamente nesse ponto que muitas pessoas perdem a motivação para dar continuidade naquilo que desejam. Ou subestimaram ou superestimaram em algum prazo e isso gera uma tremenda desmotivação que pode afetar inclusive a autoestima da pessoa.

Há algum tempo atrás atendi uma jovem mulher que me procurou porque não estava conseguindo emagrecer. Ela havia engordado 20 quilos em quatro anos. Toda vez que ela tentava a dieta, não conseguia ir adiante. Ela tentava por duas semanas e desistia. Ela queria o resultado de 20 quilos a menos num prazo extremamente curto. Essa meta era impossível de ser atingida. É preciso tempo e paciência. Fizemos um trabalho em relação a ansiedade que ela estava experimentando na época. Após essa cura, aí sim, fluiu no seu objetivo.

Para que você concretize seus projetos em 2017, abaixo escrevo cinco dicas:

1) Esteja atento aos momentos do seu dia a dia em que você desperdiça tempo. Perceba se você dá muita atenção às redes sociais. Elimine esses desperdícios;

2) Descreva seu objetivo e seja bem específico e claro em relação ao seu projeto;

3) Existem outras pessoas envolvidas ou depende apenas de você? É importante que você assuma a responsabilidade do que você quer;

4) Avalie se alguém que é importante para você será prejudicado caso seu projeto se concretize. Negocie se for o caso;

5) Avalie e mensure os ganhos que você terá com a realização do que você quer.

Quando você aprende a assumir o controle do seu tempo, você assume o controle da sua vida. Isso gera mais felicidade e eleva a sua autoestima, você se sente mais produtivo, motivado e realizado.

Por Mileine Vargas

Comments


bottom of page