top of page

Características da predominância do arquétipo de Hestia


Héstia não é uma deusa tão conhecida. Ela é a Deusa da lareira, ao mesmo tempo uma presença espiritual e um fogo sagrado que proporciona calor e aquecimento para o ambiente. Ela é a irmã mais velha de Artemis e Atenas. Ela é parecida com elas no sentido de se concentrar e de se focar nas suas necessidades/metas sem se desvirtuar em função das necessidades alheias.

Porém, Hestia é diferente na direção do seu foco. Enquanto Artemis e Atenas tem um objetivo voltado para o exterior, Hestia tem um objetivo voltado ao interior. O modo dela de aprender é olhando para dentro: rezando ou meditando, por exemplo. Ela pode ser considerada “desligada” por estar constantemente mais voltada para o seu interior. Busca a tranquilidade e a paz e se isola pois ser a forma mais fácil de encontrar essa calma.


Para Hestia, cuidar da casa é uma atividade cheia de significado, as tarefas do lar lhe agradam muito e são para ela semelhantes ao processo meditativo, pode passar horas fazendo, sem se preocupar com o tempo de terminar. Mulheres que se sentem com predominância do arquétipo de Hestia frequentemente buscam uma vida de abnegação, celibato e podem se sentir muito bem em ordens religiosas contemplativas ou em grupos e coletivos voltados a pratica meditativa e espiritual.


Os excessos de todos os outros arquétipos podem ser melhorados pelas orientações sabias de Hestia, que é como uma anciã que comunica uma verdade ou oferece insight espiritual. O fogo de Hestia acende o fogo interior, a busca de si mesmo, oferecendo ao mesmo tempo uma unicidade com o todo exterior.


Em geral é uma pessoa introvertida e que aprecia a solidão. Dificilmente toma partido em controvérsias e é pouco ou nada competitiva. Como as Artemis e Atenas, sexo é naturalmente secundário para Hestia e o relacionamento conjugal também.

As dificuldades de Hestia tem a ver com seu reconhecimento, apesa

r de cuidar muito bem da casa, pode não ter seu trabalho valorizado ou seus sentimentos levados em conta. Isso pode leva-la a dificuldades financeiras, mas nunca a um empobrecimento de espírito.


Ela demonstra seu afeto através dos cuidados com o lugar onde vive, então as pessoas por quem estima, as vezes não sabem o quanto são importantes pra ela. Para desenvolver-se melhor nos relacionamentos uma mulher do tipo Héstia precisa aprender a expressar seus sentimentos. (Resumo do cap. 6 do livro As Deusas e a Mulher de Jean Shinoda Bolen)


Juliana W. Soeiro

CRP 07|26220

Contato: 51. 989264043

Comments


bottom of page