top of page

Autoconhecimento é autocura


Ultimamente, tenho recebido convidadas para um bate-papo no meu canal do YouTube, onde abordamos temas que levam todos a refletirem muito sobre a sua vida. Somos responsáveis por nossas escolhas, e elas vão transformar nossa vida em algo agradável ou não. No entanto, muitas pessoas acham mais fácil esperar que o outro decida o que fazer com sua vida, e assim nunca assumem o comando.


Tudo passa pelo processo do autoconhecimento, do se perceber enquanto um ser especial, que tem muito a aprender com a vida. Ao conquistar autonomia, você pode lançar grandes voos. Quando você descobre o tesouro guardado em seu interior, após um processo de imersão, de silenciar a mente, sua vida começa a se modificar. Você vai identificar o que de fato lhe agrada, quais são suas necessidades e vai aprender a dizer não, mesmo que isso não faça parte do seu vocabulário. Vai querer entender por que está triste, quais são os reais motivos de não estar ligada à existência, não vai ter medo de se escutar, ouvir sua voz interna e buscar um sentido para sua rotina.


Parece algo simples o autoconhecimento, mas requer disciplina, entrega e vontade de ser feliz, compreender o que a vida quer da gente. Quais atitudes podem gerar alegria ou desconforto. Você precisa abrir mão de hábitos para dar espaço ao novo, à outra realidade, que vai trazer conforto, uma paz gigantesca, na certeza de que está seguindo o fluxo da vida sem que nada a detenha na senda da existência.

Que tal refletir sobre sua vida? Vale a pena tentar!


Rosane Machado Mestranda em Estudo sobre Mulheres UAB Lisboa

Comments


bottom of page