top of page

Alecrim na água? Isso mesmo!


Nem tudo que agrada nossas papilas gustativas faz bem pra saúde, mas esse é o justo e feliz caso do alecrim: sim, o sabor que o delicioso tempero proporciona para nossos pratos é proporcional ao bem que ele pode nos oferecer por suas propriedades digestivas, diuréticas e até antidepressivas. O alecrim é uma erva que transmite calor, capaz de fortalecer nossa vitalidade e agir positivamente sobre todo nosso corpo, equilibrando até mesmo a temperatura do nosso sangue, atuando em nosso fígado e ajudando na irrigação sanguínea.

Não é por acaso, que o alecrim é recomendado contra anemia e para equilibrar irregularidades menstruais, como digestivo, sudorífero, para uma melhor assimilação dos açucares (especialmente entre diabéticos) e para recompor nosso sistema nervoso após longos e exaustivos períodos de esforços intelectuais, por exemplo. Mas suas benesses não acabam aí: em nada um tempero mero, o alecrim também ajuda contra a queda de cabelo e a caspa, para a pele, contra lesões, queimaduras, bronquites, resfriados e até para nossa memória.

Parece um exagero, mas é por isso que, ao longo dos séculos, o Rosmarinos officinalis – nome científico da planta – sempre foi ingrediente em fórmulas para saúde, tônicos e soluções milagrosas e rejuvenescedoras. Reis e rainhas usavam o alecrim para sua saúde e, diz a lenda, a Rainha Elizabeth da Hungria conseguiu curar uma paralisia e gota com um preparado com a erva.

Os conhecimentos antigos garantem que alguns goles de uma água de alecrim são eficazes para curar até mesmo nossa tristeza. Seja como for, espalhado sobre um prato delicioso ao forno, o alecrim é mesmo receita de alegria certa.

Comments


bottom of page