top of page

A vida é muito curta para apressarmos os processos


Essa semana eu me peguei pensando na pressa, na pressa de que as coisas aconteçam, ou na pressa de falar algumas coisas, ou na pressa do dia a dia. Vale lembrar que moro em uma cidade em que a pressa das pessoas é como se fosse um condutor para a vida. Aqui não se caminha devagar na rua, nem quando o momento é passeio, pois se você parar, atrás vem um multidão e quando você se dá conta, está correndo sem querer. Tudo bem que agora na pandemia o fluxo de pessoas na rua diminuiu, mas a pressa delas não.


Mas o que quero falar hoje é sobre uma ansiedade disfarçada de pressa. Daquela que temos quando queremos resolver coisas que não estão no nosso controle, e para parecer que temos, queremos resolver as coisas apressadamente com o intuito de uma calmaria. A grande questão, é que não precisamos ter pressa quando as coisas precisam ser '’resolvidas" naturalmente. Posso dar um exemplo, de algo que aconteceu comigo e me levou a tal reflexão. Quero muito saber o que tenho com uma pessoa, no sentido afetivo, relação. Quero saber logo para eu me preparar se sigo com ela ou não. Mas aí me peguei pensando, preciso mesmo dessa resposta agora? Se estou curtindo, me divertindo, me envolvendo de um jeito leve, que não está me prejudicando em nada, porque quero entender e resolver algo que ainda está em processo de construção?


Me peguei pensando até se a pessoa saberia me responder isso, e é claro que não, pois ela também está no mesmo barco eu, do sentir e deixar as coisas fluírem. Entendo que queremos de alguma forma ter o controle das coisas por medo de se machucar, mas esse medo nos impede de curtirmos o processo, a caminhada. Não sabemos o que vai acontecer, e isso não deveria ser assustador e sim estimulante para uma entrega verdadeira de corpo e alma. Essa pressa em resolvermos coisas que vão além do que estamos acostumados como, pressa para pagar aquela conta para não esquecer, pressa para ver aquela pessoa porque a saudade já tá demais! Nos assustam e deixam a gente inseguras. Mas se eu puder agora, pós reflexão dar um conselho é, se você tem pressa em resolver algo porque tem medo do futuro? Respira e viva o instante, respira e analisa se está tudo bem e se você não está se machucando, se a resposta for não, tire o pé do acelerador e viva, aproveite cada instante do que esses momentos podem proporcionar, não espere do outro também respostas que nem ele pode te dar, a não ser viver junto com você para sentirem o desfecho.


A vida é muito breve para passar rápido demais. Desacelera e aproveita!


Por Gabi

Commentaires


bottom of page