top of page

A Felicidade só é real quando compartilhada, não importa com quem.

Quando as pessoas me perguntam sobre se é tranquilo fazer o Caminho sozinha, eu sempre respondo que sim! Que inclusive sozinho se tem mais independência para aproveitar as oportunidades de cada caminhada, parar, seguir, dormir, comer, cantar, chorar. A liberdade que se tem não tem preço e estar consigo é revelador.

Porém, existem vários momentos em que bate uma solidãozinha de querer estar com algum amigo, familiar, amor, compartilhando junto aquele momento. Já disse Alexander Supertramp: A Felicidade só é real quando compartilhada, por isso alguns peregrinos optam por uma companhia pra lá de especial, algum cão. Isso mesmo, os cães são super bem vindos ao Caminho de Santiago, inclusive alguns albergues são permitidos a sua entrada para dormir com o dono, pois o cachorro acompanhava o peregrino desde o nascimento dessa peregrinação, é muito comum ver estátuas de cães ao lado de homens que trilharam essa aventura mágica. É também, super comum ouvir lendas dos cães que encontramos pela caminhada, alguns mansos, outros mais ou menos e sempre enormes! Porém em todas as vezes que cruzei com algum pela rota, sempre fui recebida com festa, eles não te seguem, apenas te pedem carinho ou te acompanham com os olhos. Dizem que são espíritos de antigos peregrinos que zelam pela trilha.

Tem pessoas que fazem o Caminho todo com seu cachorro. Tive a oportunidade de encontrar no Caminho uma espanhola que caminhava com a sua “cã” Layla, uma linda vira-lata, que inclusive carregava em seu dorso a própria mochila, onde levava ração e sua vasilha de água. Caminhei alguns dias ao lado delas a Layla apressada seguia a trilha faceira, mas sempre olhava para traz para ver se sua companheira ainda estava por perto, era um zelo divertido. Cansada, quando chegávamos ao albergue, era sempre a primeira a dormir e a primeira a despertar, curiosa para a nova jornada.

Presenciei a chegada delas em Santiago, uma sintonia perfeita entre o homem e o animal, eu como amo os animais e vendo essa relação de amor e confiança me fez refletir sobre a lealdade, companheirismo e afeto. Impossível não lembrar de quem sempre esteve ao meu lado nos momentos alegres ou difíceis da vida. A saudade bate, teve chuva de mensagens no watzapp para lembrar que mesmo longe, to perto.

Por Gabi

Comments


bottom of page