
A dependência surge na necessidade de ser amada. Mas se buscamos o que há por trás dessa necessidade, encontraremos uma baixa autoestima.
A dependência emocional se torna um labirinto, uma prisão da qual é difícil sair, porque frequentemente é confundida com amor verdadeiro que possamos ter pela outra pessoa.
A dependência emocional se alimenta de convencionalismos sociais e culturais. Vivemos em uma sociedade que nos bombardeia com a ideia de que ter um parceiro é necessário para ser feliz.
Assim, a dependência emocional nos mantém em relações que não funcionam. Ela faz com que muitos permaneçam em relacionamentos tóxicos e infelizes, gerando um mal-estar emocional significativo. Além disso, contribui para a inércia diante de problemas como a violência física ou psicológica.
Cada um deve analisar os seus valores e princípios, aquelas crenças tão fortemente arraigadas a respeito dos relacionamentos. Se for o seu caso, reflita: por que você não consegue se aceitar sem ter um parceiro?
Não se trata de nos separarmos do parceiro na primeira complicação, mas sim, aprender a reconhecer a dependência emocional e passar a amar sem depender.
Porém, se reconhecemos que a relação em que estamos não nos faz bem, existindo alguma modalidade de violência psicológica ou física, é preciso reunir forças para dar um fim ao relacionamento.
🍃
@autorasusetepasa
Comments