top of page

Hera


É a deusa do casamento, esposa de Zeus, deus dos deuses do Olimpo. É uma das deusas vulneráveis junto com Deméter e Perséfone (lê-se aqui vulnerabilidade como força, não como debilidade). Possui intensidade destacada dentre as outras deusas para alegria ou para dor.


As Deusas vulneráveis são deusas que valorizam e tem como prioridade os relacionamentos, o que pode ser muito bom ou terrivelmente ruim. Especificamente para Hera, casar-se não é somente um objetivo imposto socialmente, ele é realmente a sua principal realização.


Há socialmente uma desvalorização natural pelas mulheres solteiras, mas para uma mulher que tem Hera como arquétipo principal, a solteirice nunca é vista como solitude, pois é uma dor difícil de ser superada.


Hera uma vez que se casa, se propõe a manter o compromisso permanentemente “para melhor ou para pior”. No entanto, se uma mulher se casa sem nenhum aspecto de Hera, algo no matrimônio fica faltante.


Dentre todas as deusas, Hera, quando predominante, é a que pode trazer maior sofrimento. Hera é a esposa que permanece mesmo quando o casamento não está satisfatório. Pode estar aprisionada e em ambiente tóxico, mas para ela, sem ele não há sentido de vida.

Para uma vida mais completa, entender os aspectos de Hera dentro de si é importante. Os comportamentos característicos desta deusa foram reforçados por muitas gerações, por isso ele está presente com grande força na maioria das mulheres.


Ele é um dos grandes responsáveis pela falta de sororidade entre as nós. Por exemplo: a raiva de Hera por ser traída se direciona a outra mulher e não ao marido traidor; ela vê amigas solteiras como rivais e se afasta delas quando esta em um relacionamento pela sua possessividade. Além disso, despreza coitadinhas desacompanhadas e trata outras mulheres casadas como metade de um casal.


Para equilibrar essa energia, além de ter consciência das características de Hera é importante buscar e não negligenciar outras facetas de si mesma. É viver de forma mais ampla e menos limitadora. É explorar outros prazeres sem desprezar o fato de ser fiel e companheira.


Juliana W. Soeiro

Psicóloga Clínica

07| 26220

Contato 51. 98926.4043

Comments


bottom of page