top of page

8 hábitos para ajudar na adaptação a uma nova cidade

Sua carreira está precisando de um “up” e de repente você recebe uma ótima proposta em outra cidade ou é transferida de seu emprego para ocupar um cargo com mais responsabilidades. Se não houver um motivo muito forte para recusar a proposta, fazer as malas é a escolha mais óbvia, ainda mais no momento em que o país passa por uma forte crise financeira, em que é preciso esforçar-se ainda mais para mostrar qualidade, diferencial e produtividade no trabalho.

Mudar de cidade é algo muito maior do que simplesmente trocar de endereço. Além de todas as mudanças no orçamento, tendo em vista as oscilações no custo de vida, são novas responsabilidades em um novo ambiente de trabalho, novos ares, novas pessoas e cultura diferente.

Inspiradas por um artigo da Levo League, listamos aqui alguns hábitos que podem te ajudar a adaptar-se a uma nova cidade.

– Programe-se para instalar-se na nova cidade pelo menos uma semana antes de começar a trabalhar. Desta forma, além de ter tempo para colocar suas coisas em ordem na nova casa, você tira um dia da semana para fazer o trajeto de casa para o trabalho. O ideal é fazer isso em um dia útil e com o trânsito movimentado, para você ter uma real noção de quanto tempo pode gastar para chegar ao escritório. Isso é útil para que você evite atrasos logo no primeiro dia por ter desembarcado do ônibus no ponto errado ou se equivocado no caminho feito de carro.

– Estabelecer uma rotina nova é interessante para que você sinta-se mais confortável e adapte-se logo a reconhecer o ambiente em que está e as coisas que faz como coisas familiares para você. Frequentar os mesmos lugares durante um certo período e manter seu dia bem movimentado, além de ajudar a criar a sensação de familiaridade, mantém a sua mente ocupada nos momentos em que você estiver sentindo-se sozinha.

– Mudou-se para um local onde não há nenhuma pessoa que você conheça? Dê uma boa busca em seus contatos e descubra amigos de amigos que estejam por ai. É uma forma de criar novas amizades, conhecer turmas novas e expandir seus relacionamentos na nova cidade.

– É domingo e está em casa sem o que fazer? Procure um passeio interessante, pode ser um museu, uma galeria de arte, um ponto turístico bacana. Procure sair da sua vizinhança e conheça lugares novos.

Toda mudança requer uma nova rotina, novas vivencias, esteja aberta para o que vier e torne esse momento ainda  mais único e especial.

Comments


bottom of page